O diretor norte-americano Tim Burton reconheceu, nesta quarta-feira (28), que perdeu a paixão pela indústria cinematográfica nos últimos anos. No entanto, redescobriu o encanto enquanto filmava a sequência de sua comédia de terror “Os Fantasmas Se Divertem“, de 1988.
Com o nome “Os Fantasmas Ainda se Divertem” no Brasil, o longa abre o Festival de Cinema de Veneza deste ano. A produção reúne grande parte do elenco original, incluindo Michael Keaton e Winona Ryder, ao mesmo tempo em que apresenta uma série de novos rostos, como Jenna Ortega, famosa pela série “Wandinha” – também de Burton.
Burton não esperava revisitar um de seus primeiros sucessos, mas disse que se sentiu encorajado ao fazer “Wandinha” para a Netflix em 2022 e decidiu que era hora de rever o demônio anárquico Beetlejuice, interpretado por Keaton.
“Nos últimos dois anos, fiquei um pouco desiludido com a indústria cinematográfica, pode-se dizer… esse filme foi revigorante, meio que voltando às coisas que eu adoro fazer”, disse Burton em entrevista coletiva no festival.
Depois de uma série de sucessos iniciais, incluindo “Edward Mãos de Tesoura” e “Ed Wood” no início da década de 1990, suas produções mais recentes foram menos frutíferas, como o remake em live-action, de “Dumbo”, de 2019, que foi detonado pela crítica.
“Não estou querendo fazer uma grande sequência por dinheiro ou algo assim, só queria fazer isso por motivos muito pessoais”, disse Burton.
Cerca de 36 anos após o filme original, Ryder retorna no papel de Lydia, que cresceu e deixou de ser a adolescente gótica que era para se tornar uma mãe ansiosa de uma filha desinteressada, interpretada por Ortega, que precisa ser salva do submundo.
Enquanto no primeiro filme ela teve que lutar contra o lascivo Beetlejuice, desta vez Lydia precisa da ajuda dele para navegar pela vida após a morte, onde um monstro sugador de almas, interpretado por Monica Bellucci, está à solta. O monstro ainda é perseguido por um policial de TV que morreu, interpretado por Willem Dafoe.
Ortega, uma estrela mundial graças a “Wandinha”, disse que ficou intimidada quando assinou contrato para o novo projeto de Burton. “Eu estava me juntando a uma equipe de gigantes e pessoas muito especiais. … Eu apenas tentei cuidar da minha vida no canto”, disse, sentada ao lado do resto do elenco. “Para mim, eu estava apenas me certificando de que não estava, sabe, roubando o trabalho da adorável Winona naquela época e, sabe, fazendo algo novo.”
Burton admitiu que nunca entendeu por que seu filme inicial foi um sucesso tão grande e disse que não o havia assistido novamente quando começou a trabalhar em uma continuação.
Mas ele filmou exteriores na mesma casa vitoriana em Vermont, nos Estados Unidos, e disse que a mesma energia lúdica do original impregnou as filmagens da sequência.
“Os Fantasmas Ainda Se Divertem” estreará nos cinemas em 5 de setembro.