domingo, julho 7, 2024
InícioCiência e tecnologiaTikTok testa pesquisa com ChatGPT direto no aplicativo

TikTok testa pesquisa com ChatGPT direto no aplicativo

O TikTok aparentemente experimenta incorporar o ChatGPT nas pesquisas feitas no aplicativo. De acordo com capturas de tela obtidas pelo The Verge, a rede social chinesa estaria prestes a introduzir uma ferramenta chamada “AI Smart Search” (“Pesquisa Inteligente com IA”, em tradução livre), com resultados gerados por inteligência artificial (IA). 

  • O TikTok aparentemente testa uma nova ferramenta chamada “AI Smart Search”, que utiliza IA para gerar resultados de pesquisa no aplicativo;
  • Os resumos de IA aparecem no topo de algumas páginas de pesquisa com o rótulo “AI Search highlights”, oferecendo informações-chave sobre alguns tópicos, por ora;
  • O TikTok aproveita o hábito de seus usuários, especialmente os mais jovens, de usarem a plataforma como se fosse a busca do Google. E, igual o Google, experimenta colocar resultados gerados por IA acima do conteúdo criado por humanos.

Conforme consta numa página separada sobre os resultados da pesquisa, o TikTok exibirá esse conteúdo quando o algoritmo o considerar relevante para a pesquisa do usuário.

Como o TikTok testa IA na pesquisa no aplicativo

Montagem com capturas de tela de pesquisa com ChatGPT no TikTok
(Imagem: Reprodução/The Verge)

Em suma, o aplicativo supostamente testa resumos gerados por IA que aparecem no topo dos resultados de algumas pesquisas. O The Verge encontrou esses resumos para pesquisas como “melhores laptops” e receitas específicas, por exemplo. 

Esses destaques aparecem no topo de algumas páginas com o rótulo “AI Search highlights”, com resumos trazendo informações-chave sobre o assunto. É um conceito semelhante aos resumos gerados por IA implementados pela Amazon, por exemplo.

Pessoa segurando celular enquanto o aplicativo do TikTok abre
(Imagem: phBodrova/Shutterstock)

Há também um recurso similar chamado “search highlights” (“destaques da pesquisa”, em tradução livre) – este não rotulado como gerado por IA. Eles também aparecem no topo dos resultados, mas não se sabe exatamente de onde vem a informação – por exemplo: a partir de resumos de vídeos ou de algum outro lugar da rede social. O TikTok não respondeu imediatamente ao pedido de comentário do The Verge sobre os recursos.

Segundo o site, o TikTok tenta aproveitar alguns dos hábitos que seus usuários – principalmente os mais jovens – criaram no aplicativo. É que muitos tratam o TikTok como se fosse a busca do Google. E, igual ao Google, agora o TikTok parece apostar em resultados gerados por IA (colocando-os acima do conteúdo criado por humanos, diga-se).

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui