Tudo sobre Inteligência Artificial
Tudo sobre TikTok
O TikTok lançou nos últimos dias uma ferramenta que permite a criação de músicas com o uso de inteligência artificial. O AI Song ainda está em fase de testes e só disponível para uma pequena parcela dos usuários da rede social, mas já gerou polêmica.
Leia mais
Uso da IA
- O recurso do TikTok permite criar trilhas com base em prompts de texto graças ao grande modelo de linguagem conhecido com Bloom.
- Com o AI Song, antes de realizar uma postagem na plataforma é possível escrever uma letra de música e sugestões automáticas da rede aparecerão na sequência.
- O resultado é, então, unido a uma trilha de áudio para entregar canções a serem usadas nas publicações.
- A experiência dos usuários, no entanto, não tem sido das melhores.
- São muitos os relatos de que a ferramenta deixa a desejar, principalmente em razão dos vocais desafinados e dos erros de pronúncia de algumas palavras.
- As informações são do UOL.
Veja o AI Song em funcionamento:
Discussões sobre o uso da ferramenta
Em comunicado, um porta-voz do TikTok afirmou que as músicas são montadas a partir de um catálogo de vocais e batidas pré-gravadas “por integrantes da indústria [fonográfica]”. Estes materiais, então, são unidos de acordo com o prompt indicado pelo usuário a partir do modelo de linguagem Bloom.
Segundo a rede social, é por isso que as indicações de temas e letras feitas por usuários acabam parecendo piores.
A ferramenta ainda gerou debates sobre a criação de canções por inteligência artificial. Muitos artistas alegam que isso pode violar os direitos autorais. Por outro lado, outros apontam que a tecnologia pode beneficiar o setor.
Para tentar minimizar essas questões, o TikTok adotou sistemas que identificam automaticamente conteúdos criados por IA. A plataforma também pede, em seus termos de uso, que os usuários incluam marcações indicativas do uso da inteligência artificial nas postagens. Se isso não acontecer, as contas podem ser punidas pela empresa.