quinta-feira, setembro 19, 2024
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TikTok ressuscita o prato no Reino Unido

Você já deve ter comido na vida uma batata recheada. Ou, traduzindo ao pé da letra do inglês, uma batata assada (baked potato). Existem vários restaurantes que oferecem o prato e até algumas redes especializadas nele. Conheço também várias pessoas que cozinham a iguaria em casa.

Sim, é um prato bem famoso. Agora, não sei vocês, mas eu não me lembro da última vez que saí de casa e comi uma dessas batatas. Faz mais de 3 anos. Tranquilamente.

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Essa minha falta de interesse repentina aconteceu também em outras partes do mundo. Até mesmo no Reino Unido, onde o prato é considerado uma tradicional refeição.

Alguns lojistas de lá reclamavam de uma queda no movimento. Que foi revertida recentemente, graças ao TikTok e a um trailer específico.

Sim, a plataforma de vídeos curtos praticamente ressuscitou a iguaria. E tornou o trailer dos Spud Brothers um verdadeiro ponto turístico da cidade de Preston.

A plataforma de vídeos da chinesa ByteDance vem mudando a forma como as pessoas consomem produtos e serviços – Imagem: Eliseu Geisler/Shutterstock

Um fenômeno das redes sociais

  • Preston não é uma cidade grande: tem pouco mais de 100 mil habitantes.
  • É como se fosse uma Jandira, no interior de São Paulo – ou uma Bagé, no Rio Grande do Sul.
  • Por ficar a mais ou menos meia hora de trem de Manchester, Preston também não atraía tantos turistas assim, que preferiam visitar a vizinha e seus dois gigantes do futebol.
  • Só que há 2 anos aproximadamente, Preston começou a receber visitantes do mundo todo.
  • É gente dos Estados Unidos, da África do Sul e até mesmo do Japão.
  • E eles não caem em Preston à toa; a ideia é visitar a cidade e comer a famosa batata assada dos Spud Bros.
  • Os irmãos Jacob e Harley Nelson são os responsáveis por cuidar da loja e também mantêm um perfil no TikTok que já tem mais de 2,6 milhões de seguidores.
  • Eles não faziam nada demais: mostravam a rotina de trabalho e anunciavam algumas promoções (como o primeiro cliente do dia come de graça).
  • Só que o algoritmo os transformou em verdadeiras estrelas.
  • No ano passado, por exemplo, suas postagens foram visualizadas 1,5 bilhão de vezes na plataforma e as visualizações estão em 10 milhões por dia.

O TikTok e o renascimento da batata assada

A equipe do jornal The Guardian conversou com os empreendedores/influenciadores e eles disseram como a rede social mudou a vida deles.

Antes do perfil estourar, o público deles era muito menor e tinha idade entre 50 e 70 anos. Hoje, a comida quase esgota todos os dias e a fila está lotada de jovens, alguns abaixo até dos 18 anos.

O pai dos irmãos Nelson, que cuidava do negócio, disse que nada mudou, a não ser o perfil no TikTok. Os preços sempre foram competitivos (uma batata custa algo em torno de 5 libras, o que dá uns R$ 35) e a quantidade de comida é bem servida. O diferencial mesmo foi estourar na plataforma de vídeos.

Como a gente mostrou aqui no Olhar Digital, o TikTok vem mudando a forma como as pessoas consomem os produtos e serviços. Foi assim no turismo e agora acontece com a culinária e gastronomia.

O fenômeno Spud Bros não se limitou à barraquinha deles apenas. Outros restaurantes de batata assada no Reino Unido também cresceram nos últimos meses. As pessoas voltaram a se interessar pelo prato (e eu também!). Graças ao TikTok.

O TikTok deixou de ser a plataforma das dancinhas há muito tempo, e hoje oferece um conteúdo muito mais diversificado – Imagem: Kaspars Grinvalds/Shutterstock

As informações são do The Guardian.

Via Olhar Digital

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