segunda-feira, novembro 25, 2024
InícioDestaqueTiago Amaral (PSD) lidera com 10 pontos de vantagem

Tiago Amaral (PSD) lidera com 10 pontos de vantagem

O deputado estadual Tiago Amaral (PSD) lidera a disputa pela Prefeitura de Londrina, no norte do Paraná. Ele tem 49,4% das intenções de voto na pesquisa estimulada divulgada nesta quinta-feira, 24, pelo Instituto Paraná Pesquisas.

A Professora Maria Tereza (PP) tem 39,5% das intenções de voto. Ela era secretária municipal de Educação no governo de Marcelo Belinati (PP), que está no segundo mandato e, portanto, não pôde disputar uma nova eleição.

Veja os números:

  • Tiago Amaral (PSD): 49,4%
  • Professora Maria Tereza (PP): 39,5%
  • Não sabe/não respondeu: 4,3%
  • Nenhum/branco/nulo: 6,9%

Considerando-se apenas votos válidos, Tiago Amaral tem 55,6% das intenções de voto, e Maria Tereza, 44,4%. Nesse caso, não se contabilizam os eleitores indecisos ou que dizem que vão votar em branco ou anular o voto.  

Veja os números dos votos válidos:

  • Tiago Amaral (PSD): 55,6%
  •  Professora Maria Tereza (PP): 44,4%

Tiago Amaral lidera expectativa de vitória em Londrina

O candidato do PSD também lidera a expectativa de vitória, índice que se apura quando se pergunta ao entrevistado quem ele acha que vai ganhar a eleição, independentemente de seu voto ou preferência. Ao todo, 62,1% acham que ele vai vencer a disputa, e 28,5% apostam em Maria Tereza.

A pesquisa também avaliou a rejeição dos candidatos. Maria Tereza tem 38,9% e Tiago Amaral, 36,6%. Não souberam ou não responderam 7% dos entrevistados e 20,4% responderam que poderiam votar nos dois.

Dados da pesquisa

fachada da prefeitura de londrina
Fachada da Prefeitura de Londrina | Foto: Emerson Dias/Prefeitura de Londrina

A pesquisa em Londrina está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número PR-03999/2024 para o cargo de prefeito. As entrevistas, com 800 eleitores, foram feitas entre 20 e 23 de outubro.

A amostra atinge um grau de confiança de 95%para uma margem estimada de erro de 3,5 pontos porcentuais.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui