O Threads, em tempos de X bloqueado no Brasil, observou um grande movimento de usuários, incluindo quem já tinha perfil na rede social e novas contas. Assim como o Bluesky, a plataforma da Meta tem se destacado como um dos principais destinos para muita gente.
Influenciadores digitais, jornalistas e usuários comuns têm buscado no Threads uma alternativa para manterem suas redes de contatos. E claro, para poderem continuar compartilhando seus conteúdos.
Um ponto interessante nisso está na facilidade de se tornar um novo usuário do Threads (bastando ter uma conta no Instagram, por exemplo). Aliás, a possibilidade de importar seguidores do Instagram e a interface intuitiva do Threads também tem ajudado nisso.
Publicado por @estagiariodaf1
Ver no Threads
A chegada de “tuiteiros” ao Threads
Muitos dos perfis que aumentaram a atividade no Threads parecem tentar seguir o ritmo que tinham no bloqueado X. Os apontamentos nos posts incluem a ausência de alguns dos problemas que afligiam a rede social de Elon Musk, como a propagação de desinformação e o assédio online.
Publicado por @antoniotabet
Ver no Threads
Publicado por @jefinhomenes
Ver no Threads
Publicado por @cinemacomcritica
Ver no Threads
Publicado por @rolealeatorio
Ver no Threads
Já outros usuários do Threads também bastante ativos no X demonstram muito incômodo com a situação, com reclamações à decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes de bloquear o antigo Twitter no Brasil. Boa parte dizendo se tratar de um ato contra a liberdade de expressão.
X bloqueado
Na sexta-feira (30), o ministro do STF determinou a suspensão do X no Brasil, notificando a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para fechar o acesso à plataforma em território nacional em até 24 horas. A decisão do magistrado foi aceita pela Procuradoria-Geral da República (PGR), tendo como uma das principais bases o fim do prazo para a rede social apresentar seu representante legal no país.
Segundo a Folha de São Paulo, pouco depois de Elon Musk anunciar que estava fechando o escritório do X no Brasil, a plataforma começou a consultar executivos para assumirem a representação da empresa no país. Porém, esse trabalho não teve sucesso.
A chegada de novos usuários ao Threads tem gerado uma dinâmica interessante na plataforma, com a criação de novas comunidades e a discussão de temas variados. No entanto, ainda é cedo para dizer se o Threads conseguirá se consolidar como uma alternativa de longo prazo ao X.