sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioEsporteThiago Carpini vence 1º título na carreira em revanche contra Abel

Thiago Carpini vence 1º título na carreira em revanche contra Abel

Com apenas cinco jogos no comando do São Paulo, o técnico Thiago Carpini já conquistou o seu primeiro título pelo clube. Neste domingo (4), no Mineirão, o Tricolor venceu o Palmeiras nos pênaltis e levantou a taça da Supercopa do Brasil, uma conquista inédita para os são-paulinos.

O feito também é inédito na carreira de Carpini, que nunca havia sido campeão como treinador.

O técnico de 39 anos tinha batido na trave no Campeonato Paulista do ano passado, quando comandava o Água Santa e ficou com o vice-campeonato estadual diante do Palmeiras de Abel Ferreira.

Na época, o clube de Diadema chegou a vencer o jogo de ida por 2 a 1, mas acabou perdendo por 4 a 0 na volta, no Allianz, e ficou com o vice-campeonato. Esse seria o primeiro título do técnico, que começou a carreira em novembro de 2019, quando assumiu o comando do Guarani. Antes disso, Carpini atuava como auxiliar.

Apesar de não ter levantado a taça do Paulistão, a campanha do Água Santa com o técnico foi histórica. A equipe se classificou em segundo lugar do grupo B, que também era formado por São Paulo, Mirassol e Guarani. Depois disso, eliminou o Tricolor nas quartas de final, e o Red Bull Bragantino na semi, os dois em disputa por pênaltis.

Carpini faturou o prêmio de melhor técnico do último Campeonato Paulista pelo trabalho realizado no Água Santa, que terminou a competição com 8 vitórias, 4 empates e 4 derrotas.

Mas o 2023 de Carpini não parou por aí. O técnico assumiu o Juventude em maio de 2023, na sétima rodada da Série B do Brasileiro, quando a equipe era a vice-lanterna com apenas três pontos conquistados. Apesar da situação difícil, Carpini conseguiu conduzir o Juventude de volta à primeira divisão. Em 32 jogos, foram 17 vitórias, 11 empates e apenas 4 derrotas. Um aproveitamento de 64,5%, que garantiu o segundo lugar na tabela e a vaga na Série A de 2024.

Após um ano de ótimos trabalhos, Carpini assumiu o São Paulo na vaga deixada por Dorival Júnior, que aceitou convite da Seleção Brasileira. Em Belo Horizonte, ainda no início de trabalho do treinador à frente do Tricolor, o Choque-Rei válido pela Supercopa voltou a reunir os técnicos da final do último Paulistão. Desta vez, porém, o paulista levou a melhor sobre o português.

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui