Thiago Braz, campeão olímpico na Rio-2106, está fora dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Neste sábado (29), ele disputou o Troféu Brasil de Atletismo em busca do índice olímpico no salto com vara (5,82m), mas não alcançou a marca. O medalhista olímpico registrou 5,65m nas tentativas desta manhã.
Thiago apresentou inscrição para o Troféu Brasil em 26 de junho, após receber comunicado da Corte Arbitral do Esporte (CAS) da liberação para competir sob liminar. Em maio, o atleta foi suspenso por doping pelo período de 16 meses.
Sem competir desde 2023, Thiago iniciou a prova na altura de 5,40 m, passando na segunda tentativa. Subiu o sarrafo para 5,55 m e superou a marca no primeiro salto. A próxima altura foi 5,65 m, em que conseguiu passar na terceira tentativa.
“Acredito que faltou uma melhor condição física, porque estou há um ano praticamente afastado, mas aproveitei da melhor possível a oportunidade. Fico chateado porque não consegui o índice, eu queria muito”, declarou o atleta.
Thiago é bicampeão olímpico. Em 2016, conquistou a medalha de ouro nos Jogos do Rio de Janeiro com direito a recorde olímpico: 6,03m. Quatro anos depois, competiu nas Olimpíadas de Tóquio e ganhou um bronze.