O novo filme do cineasta espanhol Pedro Almodóvar, “The Room Next Door”, ainda sem título em português, foi o grande vencedor do prêmio máximo do Festival de Veneza, o Leão de Ouro. A película chega aos cinemas nos Estados Unidos no dia 20 de dezembro. A data de lançamento no Brasil ainda não foi divulgada.
Na trama, Ingrid e Martha eram amigas íntimas na juventude, quando trabalhavam juntas na mesma revista. Ingrid tornou-se romancista de autoficção, enquanto Martha tornou-se repórter de guerra, e as circunstâncias da vida as separaram. Depois de anos sem contato, eles se reencontram em uma situação extrema, mas estranhamente doce.
O título é estrelado pelas vencedoras do Oscar Julianne Moore (“Para Sempre Alice”) e Tilda Swinton (“Conduta de Risco“). A produção marca o primeiro filme do diretor espanhol em inglês.
Quando o filme foi exibido pela primeira vez na mostra italiana, ele foi ovacionado por 18 minutos. No discurso de aceitação do prêmio, Almodóvar dedicou às duas protagonistas e falou sobre a história da película.
“O filme fala de uma mulher em um mundo agonizante e de outra mulher que decide compartilhar seus últimos dias com ela. Acompanhar um doente terminal, saber estar ao lado, é uma das grandes qualidades de uma pessoa. O filme fala, entre outras coisas, não só de solidariedade, mas também da decisão de terminar a vida devido a uma dor sem solução. Creio que é um direito fundamental de todo ser humano. Não é um assunto político, é humano”, afirmou.
Almodóvar competia pelo Leão de Ouro pela terceira vez. Anteriormente, ele esteve na mostra italiana com “Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos” (1988), que lhe rendeu o prêmio de melhor roteiro, e “Mães Paralelas” (2021).
Veja todos os vencedores da 81ª edição do Festival de Cinema de Veneza.
Assista ao trailer de The Room Next Door
“Ainda Estou Aqui”: conheça história que inspirou filme com Fernanda Torres