Como sabemos, recentemente, o rover Perseverance, da NASA, perdeu seu “companheiro de aventuras” em Marte, com a aposentadoria do helicóptero Ingenuity após um pouso mal sucedido que lhe quebrou uma das hélices.
Mas a vida do robozinho está menos “solitária” nos últimos dias. Isso porque ele ganhou uma nova parceira de viagem – na verdade, está mais para uma “caronista”. Trata-se da rocha Dwayne, batizada possivelmente em homenagem ao ator Dwayne Johnson, mais conhecido por “The Rock”, que se traduz em “a rocha”.
Rover Perseverance já teve pedra presa por mais de um ano em uma das rodas
Dwayne ficou presa dentro de uma das rodas do Percy, como o rover é carinhosamente chamado pela equipe da missão. Da última vez que isso aconteceu, uma pedrinha – apelidada de “rocha de estimação” pela NASA na época – ficou encaixada lá por 427 sóis de Marte (439 dias terrestres).
Aquela rocha acompanhou o veículo explorador por cerca de 10 km em sua jornada para estudar o Planeta Vermelho, até se desalojar. Na ocasião, a equipe se despediu no X (à época, Twitter).
“Adeus ‘Amiga Rocha’! Descobrimos na última vistoria que perdemos nossa pedra de estimação na roda dianteira esquerda do Perseverance”, publicou o geólogo Gwénaël Caravaca, membro da missão. “Você vai fazer falta”, concluiu o tweet de despedida.
E não foi somente com o Perseverance que isso já aconteceu. “Há cerca de 18 anos, uma rocha do tamanho de uma batata encontrou seu caminho na roda traseira direita do rover Spirit e teve que ser desalojada”, revelou a NASA em um comunicado de 2022. “No rover Curiosity, a roda dianteira direita pegou também pegou um companheiro de viagem. Embora não esteja claro exatamente quanto tempo essas rochas permaneceram, elas tendem a saltar depois de algumas semanas”.
Será que Dwayne vai passar tanto tempo alojada na roda do rover Perseverance quanto a “rocha de estimação” ficou? Vamos aguardar os próximos episódios desta saga emocionante.