quinta-feira, novembro 21, 2024
InícioCiência e tecnologiaThe Beatles: nova música, ouça aqui

The Beatles: nova música, ouça aqui

Uma composição perdida do icônico grupo musical The Beatles foi produzida e lançada com o auxílio de inteligência artificial (IA). Com o título Now And Then, a canção foi lançada oficialmente pela banda nesta quinta-feira, 2 de novembro, e conta com os vocais de John Lennon, extraídos de uma gravação com a ajuda da IA, num trabalho de “arqueologia musical”.

Ouça a canção Now And Then, da banda The Beatles:

A história de Now And Then

  • No final dos anos 90, Yoko Ono, entregou uma fita cassete para os membros vivos (na época) dos Beatles: Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison. Lá estava “Now And Them”, gravada por John Lennon em 1978.
  • Na mesma fita cassete, estavam as músicas “Free as a Bird” e “Real Love”, que foram lançadas no álbum Anthology, e usaram a gravação de voz de John Lennon.
  • “Now And Then” ficou de fora do lançamento na época do álbum porque George Harrison, que morreu em 2001, não gostou da música, conforme revelou McCartney em uma entrevista à Q Magazine em 1997.
  • Na descrição da música, a banda fala da música, criada a partir da mítica demo de John Lennon, assassinado em 1980.
  • Apesar de os membros sobreviventes terem a demo em mãos com a voz de Lennon, era impossível extrair apenas os vocais da fita gravada nos anos 1970 com a tecnologia da época.
  • A última gravação de John, Paulo, George e Ringo só foi possível graças a um sistema de software desenvolvido por Peter Jackson e sua equipe, que foi usado na série documental Get Back, disponível no Disney+.
  • Com esta tecnologia baseada em IA, foi possível separar a voz de Lennon do piano presente na gravação.
  • Em uma entrevista BBC, Paul McCartney explicou que nada na música foi criado artificialmente. A IA foi apenas usada para separar a voz de Lennon da gravação e “torná-la pura”.

Como resultado, a gravação original pôde ser revivida e trabalhada novamente com contribuições de todos os quatro Beatles. Essa notável história de arqueologia musical reflete a curiosidade criativa infinita dos Beatles e seu fascínio compartilhado pela tecnologia. Ela marca a conclusão da última gravação que John, Paul, George e Ringo terão a oportunidade de fazer juntos e celebra o legado da banda mais importante e influente na história da música popular.

The Beatles, na descrição da música no YouTube

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui