Um verdadeiro tesouro foi encontrado embaixo e uma casa da Turquia. O pote cheio de moedas de ouro foi provavelmente enterrado quando a cidade de Notion ainda era parte da Grécia Antiga, segundo a Universidade de Michigan, responsável pela descoberta.
Os pesquisadores acreditam que o ouro pertencia a mercenários, mas ainda não está claro o motivo do tesouro ter sido enterrado. Curioso também é o motivo pelo qual as moedas permaneceram escondidas, o que indica que algum imprevisto ocorreu com quem as deixou no local.
“Ninguém jamais enterra um tesouro de moedas, especialmente moedas de metal precioso, sem a intenção de recuperá-lo. Então, apenas o mais grave infortúnio pode explicar a preservação de tal tesouro”, disse Christopher Ratté, professor de arte e arqueologia do Mediterrâneo antigo na Universidade de Michigan, no comunicado anunciando a descoberta.
Tesouro escondido valia muito dinheiro
As moedas provavelmente foram cunhadas em Sardis, cidade a quase 100 quilômetros de distância de Notion. O ouro tem a imagem de um arqueiro ajoelhado, o que era comum em moedas feitas no Império Persa. Os arqueólogos acreditam que elas tenham sido fabricadas no século V a.C.
Leia mais
“A descoberta de um achado tão valioso em uma escavação arqueológica controlada é muito rara”, completou Ratté. O tesouro representava uma quantia de dinheiro muito grande para a época. Uma moeda do tipo equivalia ao salário mensal de um soldado.
Este tesouro fornecerá uma data firme que pode servir como uma âncora para ajudar a fixar a cronologia de (toda a sequência de moedas)
Christopher Ratté
A cidade antiga vem sendo alvo de escavações nos últimos anos que já encontraram diversos tesouros da antiguidade no local. A própria casa onde as moedas estavam tem paredes com afrescos de cerâmica em suas fundações.
Notion foi parte do Império Persa após o declínio do período grego. A cidade ainda foi ocupada por bárbaros durante a disputa entre gregos e persas pelo domínio do local.