Após muita espera, o polêmico e aguardado Cybertruck finalmente chegou oficialmente no fim de novembro. Agora, a Tesla confirmou que a picape elétrica terá outro “truque” na manga: um pacote que transforma o veículo em barco capaz de navegar por pelo menos 100 metros.
Vale lembrar que o CEO Elon Musk já afirmou antes que os carros da Tesla podem flutuar brevemente. O recurso inclusive já foi testado na prática. Entretanto, segundo a própria Tesla, essa capacidade serve apenas para emergências como inundações.
{{#values}}
{{#ap}}
{{/ap}}
{{^ap}}
{{/ap}}
{{/values}}
Ainda assim, quando o assunto é o Cybertruck, Musk fez questão de reforçar a possibilidade de navegar com o carro. Algo que começou no ano passado, quando o bilionário disse que a picape era “à prova d’água o suficiente” para atravessar rios, lagos e até “mares não muito agitados”.
Pacote mod
- Segundo Lars Moravy, vice-presidente de engenharia da Tesla, o chamado “pacote mod” será vendido pela montadora e permitirá ao Cybertruck “atravessar pelo menos 100 m de água como um barco”.
- “Só é necessário atualizar as vedações das portas da cabine”, acrescentou.
- Por ora, mais nenhum detalhe oficial foi divulgado, como preço ou prazo de disponibilidade.
- Elon Musk quer ir além. Segundo as informações do Electrek, o CEO deseja que o Cybertruck consiga cruzar a água entre a Starbase da SpaceX e a Ilha South Padre, no Texas, um trajeto de cerca de 360 metros.
Desde que a Tesla iniciou as entregas do Cybertruck no mês passado, foi descoberto outro recurso que vai de encontro com as afirmações do CEO: um modo chamado Wade, que pressuriza e sela a bateria do carro contra líquidos.
Ideia antiga
Curiosamente, a Tesla não foi a primeira em pensar em vender um pacote que transforma o Cybertruck em um barco. Após a primeira apresentação do veículo em 2019, uma empresa chegou a projetar um kit mais ambicioso que convertia a picape em um catamarã elétrico.