Conforme esperado, a Tesla divulgou, na terça-feira (2), seus números sobre as entregas de veículos no quarto e último trimestre de 2023. Conforme relatado pela Reuters, a empresa bateu um recorde de vendas de outubro a dezembro, entregando 484.507 veículos elétricos, mas ficou para trás quando comparada a sua atualmente principal rival, BYD, que encerrou o ano com 526.409 EVs vendidos.
Par quem tem pressa:
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- Mundialmente, a Tesla vendeu 1,8 milhão de elétricos em 2023, superando as estimativas do mercado e atingindo sua meta para o ano;
- A BYD, contudo, está na cola da montadora americana com seus 1,6 milhões — no total, a fabricante chinesa vendeu 3,01 milhões de unidades em 2023: 1,6 milhões totalmente elétricos e 1,4 milhões de modelos híbridos;
- Os novos números representam um crescimento de 38% ano após ano nas vendas da Tesla — em 2022, a empresa vendeu 1,31 milhão;
- Embora ainda lidere mundialmente, a Tesla perdeu a batalha na reta final de 2023, já que a BYD vendeu 526.409 EVs, enquanto a Tesla ficou com 484.507;
- A Tesla não divulgou os números do recém-lançado Cybertruck ou do Semi, caminhão comercial da empresa produzido em menor escala.
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Animado para 2024, Elon Musk afirmou durante a última teleconferência de resultados da Tesla que este ano poderá dar a empresa um avanço jamais visto.
Arriscando afirmar o óbvio, não é possível ter uma taxa composta de crescimento de 50% para sempre, ou você excederá a massa do universo conhecido. Mas acho que cresceremos muito rapidamente [em 2024], muito mais rápido do que qualquer outra empresa automobilística na Terra, de longe.
Segundo a CNBC, a Tesla ainda planeja discutir os resultados do quarto trimestre com acionistas. Reunião está marcada para 24 de janeiro de 2024.
Tesla na China
As vendas da Tesla de EVs fabricados na China também foram relativamente bem, indo para 68,7% em dezembro (um aumento de 14% em relação a novembro). A companhia entregou 94.139 unidades no país, conforme dados da Associação de Automóveis de Passageiros da China (CPCA).
Apesar da escalada, no entanto, na China, a Tesla parece já ter perdido a vista do trono, já que a BYD lidera com folga o maior mercado automotivo do mundo — ela entregou 341.043 veículos elétricos e híbridos em dezembro, um aumento de 13% em relação a novembro e um salto de 45% em relação a 2022.
Parte do impulso nas vendas das montadoras vem de uma mesma estratégia: modelos mais acessíveis e queda agressiva de preços. Veja mais sobre o relatório da BYD!