quinta-feira, novembro 28, 2024
InícioCiência e tecnologiaTesla prepara grande novidade na China; veja o que vem por aí

Tesla prepara grande novidade na China; veja o que vem por aí

A Tesla vai registrar em breve o seu software avançado de assistência ao motorista (“Full Self-Driving”, ou FSD) no Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China. A etapa, apesar de preliminar, levará ao início dos testes do sistema no país e a liberação da novidade para clientes do segundo maior mercado mais importante para a empresa.

Tesla FSD na China

  • A notícia veio de fontes ouvidas pela Reuters e chega logo após a visita do CEO Elon Musk à China;
  • O governo chinês concordou em suspender restrições ao uso de veículos Tesla no país e a empresa ainda garantiu um acordo para coletar dados de mapeamento, algo fundamental para o funcionamento do software de direção semiautônoma;
  • O sistema FSD disponível na China será uma versão “menos capaz”, pelo menos de início. O software auxiliará na direção, mas não irá navegar sozinho por ruas, por exemplo;
  • Vale mencionar o assistente de direção também deve ser oferecido por pagamento de assinatura mensal — nos EUA, o comprador pode optar por pagar uma taxa única de US$ 8 mil (cerca de R$ 42 mil) para usar o sistema.
  • A novidade enfrentará a concorrência de soluções parecidas oferecidas por grandes montadoras chinesas como a BYD, Nio e Xpeng.
tesla fsd
A Tesla pode registrar o seu software avançado de assistência ao motorista (“Full Self-Driving”, ou FSD) na China. (Imagem: Jose Gil / Shutterstock.com)

Nos EUA, a Tesla continua na mira dos regulares. Um relatório divulgado por autoridades de trânsito do país em abril relacionou softwares de direção da montadora a acidentes e dezenas de fatalidades. O FSD também não recebeu sinal verde para funcionas na Europa. Para conseguir o aval, a empresa deve demonstrar que os carros com o sistema são realmente seguros, o que ainda não aconteceu.

O que é o Tesla FSD?

  • Os principais avanços do sistema aparecem nas versões de testes, o FSD Beta.
  • Eventualmente, o software promete converter os carros da Tesla em veículos autônomos, capazes de rodar sem um motorista no volante.
  • Até então, a autonomia total ainda não foi alcançada, ou seja, mesmo com o sistema ativado, o condutor deve ficar atento e sempre pronto para assumir o volante.
Motorista dirigindo um Tesla Model 3 com o Autopilot ativado
Imagem: TierneyMJ/Shutterstock

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui