Na quinta-feira 10, a Tesla revelou o protótipo de seu primeiro carro totalmente autônomo. A montadora projetou o Cybercab para realizar serviços de robô-táxi. A promessa é de transportar passageiros para qualquer destino sem intervenção humana.
O anúncio foi realizado nos estúdios da Warner Bros., na Califórnia, nos Estados Unidos, em um evento chamado “We, Robot”, em um menção à clássica obra de ficção científica de Isaac Asimov, I, Robot.
Here’s my first ride in Tesla’s Cybercab. pic.twitter.com/EH62due0lJ
— Sawyer Merritt (@SawyerMerritt) October 11, 2024
O CEO Elon Musk foi o responsável por apresentar o carro que sua montadora deve produzir em 2026, sem pedais e volante. O custo será de aproximadamente US$ 30 mil.
Durante o evento, Musk ainda revelou mais uma novidade da montadora, a Robovan. O veículo elétrico foi pensado para transporte de até 20 passageiros.
Estrela da noite, o anúncio do Cybercab ocorre depois de previsões incorretas de Musk. Em 2015, o bilionário afirmou que um carro totalmente automatizado seria uma realidade nos próximos dois anos.
Direção autônoma desafia indústria
Um ano depois, falava em um veículo para 2019 tão seguro que o usuário poderia até mesmo dormir durante o transporte. Apesar disso, como muitas montadoras descobriram posteriormente, a direção autônoma é uma tarefa complexa.
Embora muitos veículos hoje já possuam automação, a pessoa ao volante ainda deve estar sempre atenta e pronta para reagir caso o veículo enfrente uma situação inesperada.
Com carros automatizados, a Tesla já enfrenta uma série de ações judiciais relacionadas a acidentes fatais envolvendo seus veículos.
Em julho deste ano, a montadora anunciou o seu plano de usar robôs não apenas na condução de veículos. A ideia é usar robôs humanoides na fabricação dos carros a partir de 2025.