A Tesla convocou um recall de praticamente todos os Cybertrucks fabricados até setembro de 2024 nesta quinta-feira (03). O recall veio por conta de uma falha de software que pode interferir no funcionamento da câmera de ré.
O problema ocorre quando o sistema de infotainment é reiniciado antes de ser totalmente desligado, segundo registro feito pela empresa (via InsideEvs). Isso atrasa a exibição da câmera de ré o suficiente para contrariar as regulamentações federais.
- A Administração Nacional de Segurança no Trânsito dos EUA (NHTSA, na sigla em inglês) exige que a imagem da câmera apareça em até dois segundos após o motorista engatar a marcha ré.
Recall afeta mais de 27 mil Cybertrucks – ou seja, praticamente todos os modelos
O recall afeta 27.185 Cybertrucks fabricados entre 13 de novembro de 2023 e 14 de setembro de 2024 – o que provavelmente representa toda a produção do veículo até o momento.
A solução é uma atualização de software já enviada pela Tesla over-the-air (“pelo ar”, em tradução livre). Com a correção, os motoristas poderão voltar a contar com a câmera de ré – essencial no Cybertruck por conta dos seus grandes pontos cegos e caçamba alta.
Tesla libera piloto automático para alguns Cybertrucks
Após quase dez meses desde seu lançamento, alguns modelos do Cybertruck agora podem usar o software de direção autônoma, chamado de Supervised Full Self-Driving (FSD).
As primeiras entregas do veículo ocorreram em 30 de novembro de 2023. Mas, inicialmente, o FSD não estava disponível. É que o Cybertruck é diferente de qualquer outro carro da Tesla e da maioria dos veículos nas ruas, o que exigiu ajustes no software.
Essa atualização é marcada como “acesso antecipado”, permitindo que apenas um grupo seleto de proprietários convidados utilize o software por enquanto.