Já imaginou poder carregar o seu veículo elétrico sem a necessidade de nenhum fio? A Tesla está trabalhando no desenvolvimento de uma plataforma de carregamento indutivo dos EV’s. A confirmação veio durante uma declaração do chefe de design da empresa, Franz von Holzhausen.
Leia mais
{{#values}}
{{#ap}}
{{/ap}}
{{^ap}}
{{/ap}}
{{/values}}
Recarga sem necessidade de fios
- O carregamento sem fio de veículos elétricos usa indução eletromagnética ressonante para transmitir corrente elétrica.
- O processo é o mesmo usado para recarga de smartphones sem a necessidade de utilizar cabos para conectar o aparelho ao carregador.
- Uma bobina magnética, que normalmente é montada no chão de uma garagem, envia corrente para um outro dispositivo instalado na parte inferior do carro.
- A comunicação entre estes dois aparelhos dá início ao carregamento de forma automática.
- As informações são da InsideEVs.
Tecnologia está na mira da Tesla há anos
Apesar de confirmar que a Tesla está desenvolvendo o sistema, Von Holzhausen não forneceu maiores detalhes sobre o próximo carregador indutivo sem fio da empresa. Não se sabe, por exemplo, se há alguma previsão de data para o lançamento da tecnologia, bem como suas especificidades e custo.
Esta não é a primeira vez que a montadora sugere a possibilidade de oferecer carregamento sem fio indutivo para seus veículos elétricos. Em um evento com acionistas em março, a Tesla divulgou uma foto de um Model S que parecia estar carregando sem a necessidade de fios em uma garagem.
A novidade (se realmente sair do papel) permitirá que os proprietários da Tesla carreguem seus carros simplesmente puxando uma plataforma ou dispositivo estacionário em sua garagem, eliminando a necessidade de conectar os veículos diretamente. Seria mais um marco na consolidação do mercado global dos EV’s.
No entanto, a novidade provavelmente deve exigir um grande investimento. Isso porque a presença de um carregador indutivo em sua garagem necessita da instalação de uma almofada indutiva no piso, o que é significativamente mais caro do que instalar um carregador de nível 2 tradicional. Além disso, o veículo precisa ser equipado com um receptor indutivo.
Lembrando que a Tesla comprou a empresa alemã de carregamento sem fio Wiferion no início do ano, mas acabou vendendo ela em outubro. Apesar disso, manteve os antigos engenheiros da empresa em seu quadro de funcionários, o que pode significar que eles foram designados para trabalhar no programa de carregadores sem fio da companhia de Elon Musk.