A Tesla está formando uma equipe para desenvolver um sistema de teleoperações, com foco no controle remoto de seus futuros robotáxis e robôs humanoides.
De acordo com uma vaga de emprego recente, a montadora busca um engenheiro de software para integrar e projetar esse sistema, que permitirá que operadores humanos controlem os veículos à distância.
Essa mudança marca um desvio da visão anterior da Tesla, que apostava na autonomia total sem intervenção humana, liderada por Elon Musk, que prometia a presença de robotaxis nas ruas já em 2020.
Teleoperações serão cruciais para o robotáxi da Tesla sair do papel
- A Tesla já reconhece a importância das teleoperações, consideradas essenciais para a implementação de veículos autônomos em vias públicas.
- Empresas como a Waymo já utilizam sistemas de teleoperação em situações extremas.
- Embora a Tesla já tenha usado teleoperações com seus robôs humanoides, a operação de robotaxis exigirá uma interface mais complexa, com controles de direção, mapeamento em tempo real e suporte para decisões em situações complexas.
Leia mais
A montadora também revelou recentemente seu protótipo de robotáxi, o Cybercab, com previsão de produção para 2026 ou 2027, embora esse cronograma deva ser tratado com cautela.
Ainda não se sabe se a equipe de teleoperações será responsável apenas pelos futuros robotaxis ou também pelos veículos da Tesla já existentes nas estradas. A Tesla não forneceu mais detalhes sobre o assunto.