Um motorista de um Tesla se viu no meio de um trilho de trem ativo, na Califórnia (EUA), depois que o modo de piloto automático do veículo elétrico, supostamente, o confundiu com uma estrada, levando a polícia a emitir alerta de segurança.
A polícia local notou que o aparente acidente ocorreu em Woodland, a noroeste de Sacramento (EUA). As autoridades compartilharam, no Facebook, uma foto do Tesla posicionado no meio dos trilhos – que estaria diretamente no caminho de um trem que se aproximava. A foto recebeu centenas de curtidas, comentários e compartilhamentos de californianos preocupados.
Vídeo relacionado
“Esta manhã, houve um incidente em que o piloto automático confundiu trilhos de trem com uma estrada, representando um sério perigo”, disse o Departamento de Polícia de Woodland em comunicado na última quarta-feira (26).
A identidade do motorista permanece desconhecida e não está claro se o veículo foi danificado após circular na linha férrea. Não foram relatados feridos no local. Uma investigação de trânsito está em curso e a polícia ainda não verificou a veracidade das declarações prestadas pelo motorista.
Autopilot da Tesla é motivo de cautela das autoridades
- No site da Tesla, consta que a função de piloto automático em seus novos veículos “aumenta a segurança e a conveniência ao volante”;
- Contudo, as autoridades lembraram os motoristas para permanecerem “vigilantes ao usar o recurso Autopilot do Tesla”, acrescentando que ele “pode falhar”;
- A funcionalidade de piloto automático inclui “controle de cruzeiro com reconhecimento de tráfego”, que combina sua velocidade de cruzeiro com a do tráfego ao redor;
- Além disso, a “direção automática” que auxilia na direção em uma faixa claramente marcada, segundo o site da montadora.