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A Tesla chegou a um acordo no caso altamente divulgado envolvendo a trágica morte de um ex-engenheiro da Apple, Walter Huang, cujo Tesla Model X colidiu enquanto o recurso de Autopilot estava ativado. Os termos do acordo permanecem não divulgados, pois a seleção do júri, programada para começar na segunda-feira, foi evitada devido ao acordo entre as partes envolvidas.
O caso
- O incidente fatal ocorreu em 23 de março de 2018, quando o Tesla de Huang colidiu com um divisor de concreto em uma rodovia no Vale do Silício.
- Investigações realizadas pela National Transportation Safety Board revelaram que o sistema Autopilot estava ativo por quase 19 minutos antes da colisão ocorrer, com o veículo viajando a uma velocidade de 71 mph (cerca de 114 km/h) antes de sair da estrada.
- Após o trágico acidente de Huang, a Tesla argumentou que a responsabilidade pelo acidente estava com o motorista, citando evidências de que Huang estava distraído por um jogo de vídeo em seu celular momentos antes da colisão ocorrer.
- Apesar de reconhecer a distração de Huang, sua família atribui o incidente à suposta representação inadequada da Tesla sobre o Autopilot como software de direção totalmente autônomo, alegando que a empresa estava ciente das deficiências do sistema e dos riscos potenciais.
Consequências do acordo
O acordo representa um momento crucial para a Tesla, que enfrenta crescente escrutínio sobre a segurança e eficácia de sua tecnologia Autopilot.
Apesar das afirmações do CEO Elon Musk e da empresa de que seus sistemas de direção automatizada são superiores aos concorrentes e instrumentais para o status da Tesla como a principal fabricante de veículos elétricos do mundo, críticos, incluindo a família de Huang, contestaram essas afirmações. Eles argumentam que a publicidade da Tesla sobre o Autopilot superestima suas capacidades, levando a condições de direção inseguras.
A resolução deste caso evita o potencial de danos substanciais contra a Tesla, com ações de responsabilidade por morte injusta contra grandes corporações resultando historicamente em prêmios superiores a US$ 1 bilhão.
Além disso, o resultado dessa batalha legal tem implicações mais amplas para o desempenho das ações da Tesla, que experimentaram flutuações significativas diante de preocupações com a segurança de sua tecnologia de direção autônoma.
O Autopilot da Tesla
A controvérsia em torno da tecnologia Autopilot da Tesla persiste há anos, exacerbada por descobertas da National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) indicando que o sistema pode gerar uma falsa sensação de segurança entre os motoristas.
Após uma investigação abrangente de milhares de acidentes de Tesla envolvendo o Autopilot, o NHTSA concluiu em dezembro de 2023 que o sistema pode ser propenso a uso indevido, especialmente em condições perigosas onde pode falhar em navegar com segurança na estrada.
Em resposta a essas preocupações, a Tesla iniciou um recall de todos os seus 2 milhões de veículos nos Estados Unidos, implementando avisos aprimorados para alertar os motoristas quando o Autopilot está ativado e eles não estão monitorando atentamente a estrada.
No entanto, a Tesla mantém que o Autopilot, quando usado corretamente, pode contribuir para a redução de mortes no trânsito. A empresa enfatiza a importância de os motoristas manterem as mãos no volante e o foco na estrada enquanto utilizam a tecnologia.