terça-feira, julho 2, 2024
InícioCiência e tecnologiaTesla abaixa preço de seu serviço de assistente de direção

Tesla abaixa preço de seu serviço de assistente de direção

O assistente de direção da Tesla, o FSD (sigla para o nome Full Self-Driving), vai ficar mais barato nos Estados Unidos, passando o preço da assinatura do serviço de US$ 199 para U$ 99, conforme informações do site TechCrunch.

O FSD é um conjunto opcional de recursos que leva aos carros da Tesla (que possuem o hardware necessário) certas opções de direção autônoma, incluindo navegação parcialmente autônoma até o destino, bem como parar em sinais de parada e semáforos.

A queda no valor da assinatura é uma tentativa da Tesla de aumentar o número de usuários do sistema avançado de assistência ao motorista e buscar mais lucros na primeira metade do ano.

O corte de preço ocorre também algumas semanas depois que a Tesla lançou um teste gratuito de um mês do FSD para todos os clientes nos EUA com um Tesla compatível. Até o momento, o teste continua podendo ser aderido no país.

Antes conhecido como FSD Beta, a empresa agora está se referindo ao software como FSD Supervisionado, para deixar claro que o software não transforma Teslas em veículos 100% autônomos, e os motoristas humanos ainda precisam supervisionar as ações do assistente.

Imagem: MacroEcon/Shutterstock

As capacidades do assistente de direção da Tesla

  • O FSD pode lidar com certas tarefas avançadas de direção, como fazer mudanças de faixa, contornar veículos e objetos, seguir a rota de navegação do motorista, entre outras funções.
  • Recentemente, houve ajustes na versão V12, a mais recente do software, para determinados usuários.
  • A Tesla diz que o software mais recente atualiza a capacidade de condução do assistente nas ruas das cidades, para funcionar inteiramente em redes neurais.

Mais motoristas com FSD não significa apenas mais dinheiro para a Tesla, mas também significa mais dados de vídeo, que o fabricante de veículos elétricos pode usar para treinar suas redes neurais e melhorar o produto.

A Tesla também pode estar tentando usar esses dados para cumprir a recente promessa de Elon Musk, de lançar um táxi-robô da empresa este ano. Musk pediu para os motoristas de Tesla a aumentarem o valor de seus próprios carros comprando o software, e já disse em 2022 que a Tesla “vale basicamente zero” se não conseguir desenvolver tecnologia de direção autônoma.

Uma ressalta ao fato de mais usuários aderirem ao FSD da Tesla é a maior probabilidade de se inscreverem condutores que não supervisionam o software como deveriam e podem não conseguir assumir o controle do carro se algo de errado ocorre na direção autônoma.

O preço da compra única do software segue inalterado nos EUA, custando os mesmos US$ 12 mil, apesar desse valor já ter caído e subido nos anos recentes.

A queda no valor da assinatura do serviço contradiz as palavras de Elon Musk em 2020, que disse na época, no Twitter, que o valor do FSD apenas aumentaria a medida que o software se modernizasse e ganhasse mais recursos para ficar mais próximo do que seria uma condução 100% autônoma.

O CEO da Tesla chegou a dizer na época que, em certo ponto, é possível que o assistente de direção chegue a custar “algo em torno de US$ 100.000”.

Imagem mostra a logomarca da Tesla em uma fachada na Ucrânia
Imagem: Vitaliy Karimov/Shutterstock

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui