Autoridades militares israelenses afirmaram na manhã deste domingo, 10, que dezenas de terroristas do Hamas perderam contato com a liderança do grupo.
A informação foi declarada para a rádio do Exército de Israel um dia depois de circularem nas redes sociais imagens de membros do grupo despidos entregando armas em Jabalya e Khan Yunis.
As Forças de Defesa de Israel (FDI) confirmaram a rendição de vários membros do Hamas.
Segundo os militares, outros seis batalhões estão “perto do colapso”. No sábado 9, o porta-voz das FDI, Daniel Hagari, disse que muitos terroristas que se renderam forneceram informações sobre o funcionamento do grupo.
Segundo o porta-voz, eles têm reclamado “de que a liderança do Hamas está fora de sintonia com a difícil situação em que se encontram no terreno”.
Israel lança novo ataque a terroristas do Hamas
No sábado 9, as FDI afirmaram ter atingido 250 alvos do Hamas. Um dos locais atingidos foi um complexo do grupo terrorista em Khan Younis, a maior cidade do sul da Faixa de Gaza.
As forças terrestres encontraram e destruíram armas e entradas de túneis. Membros armados do grupo que planejavam atacar as tropas foram mortos.
Durante a noite, um caça atacou um centro de comunicações do Hamas próximo a uma mesquita no sul de Gaza. Depois da ofensiva, as tropas invadiram o local.
As FDI afirmam que uma unidade especial de elite utilizou munições guiadas para destruir poços de túneis em Khan Younis.
A unidade também identificou uma célula do Hamas por meio de drone e eliminou seus membros.