terça-feira, abril 1, 2025
InícioDestaqueTerremoto de 7,1 atinge Tonga; país está sob alerta de tsunami

Terremoto de 7,1 atinge Tonga; país está sob alerta de tsunami

Um terremoto de magnitude 7,1 atingiu a costa das ilhas de Tonga, no Oceano Pacífico, neste domingo, 30. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) emitiu um alerta de tsunami para a região.

O tremor foi registrado a 16 km de profundidade, conforme o Centro Alemão de Pesquisa em Geociências.

O sistema de alerta para tsunamis dos Estados Unidos informou que ondas perigosas poderiam ocorrer em um raio de 300 km ao redor do epicentro, ao longo das costas de Tonga.

Histórico de desastres naturais

Tonga, um arquipélago na Polinésia ao norte da Nova Zelândia, tem 172 ilhas, com 36 habitadas. Por estar no “Círculo de Fogo do Pacífico”, sofre com terremotos e erupções vulcânicas. Em 747 km², vivem cerca de 105 mil pessoas, 97% delas polinésias, segundo um censo de 2016.

De acordo com um relatório de risco mundial, divulgado em 2021, Tonga foi classificado como o terceiro país com maior probabilidade de sofrer desastres naturais de grande magnitude.

Em janeiro de 2022, o vulcão submarino Hunga Tonga-Hunga Ha‘apai entrou em erupção, provocando o maremoto mais forte dos últimos 30 anos.

Mianmar também registrou terremoto

Destruição em Mianmar, depois de terremoto atingir o país
Destruição em Mianmar, depois de terremoto atingir o país | Foto: Reprodução/YouTube/Sputnik

Na sexta-feira 28, um terremoto de magnitude 7,7 atingiu Mianmar, deixando pelo menos 1,6 mil mortos e 2,3 mil feridos, segundo atualização da mídia estatal um dia depois da tragédia.

O tremor também causou destruição e mobiliza esforços de resgate na Tailândia e na China. O Serviço Geológico dos Estados Unidos, no entanto, estima que a quantidade pode ultrapassar os 10 mil mortos. “É provável que haja muitas vítimas e danos extensos”, afirmou o órgão norte-americano. “E o desastre provavelmente será generalizado.”

O epicentro foi a 16 km a noroeste da cidade de Mandalay, com profundidade de 10 km.

Na Tailândia, os tremores derrubaram um prédio em construção na capital Bangkok. Equipes de resgate procuram por 101 desaparecidos nos escombros, e ao menos nove pessoas morreram, segundo o governo tailandês.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui