sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioDestaqueTeresina sedia Seminário das Juventudes Tradicionais, Negras e Periféricas do Piauí

Teresina sedia Seminário das Juventudes Tradicionais, Negras e Periféricas do Piauí

A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) promove, até esta sexta-feira (22), o Seminário das Juventudes Tradicionais, Negras e Periféricas do Piauí: Políticas Públicas e Racismos na Contemporaneidade. Um dos grandes desafios do seminário é tomar conhecimento do que rege a política de igualdade racial, que está hoje na visão do plano de juventude negra viva que traz várias possibilidades, mas não basta estar no papel. A meta é fazer com que a juventude conheça mais essa política e possa reivindicar seus direitos.

Regina Sousa, secretária da Assistência Social, Trabalho e Diretos Humanos, destacou a importância do evento para possibilitar melhores oportunidades aos jovens. “Quando cheguei aqui disse que gostaria de falar a partir das falas de alguns dos jovens que estão por aí, porque a gente tem realmente essa mania de formar uma mesa de gente grande e achar que sabe tudo para ensinar, então esses meninos vão daqui sem dizerem nada? Se assimilarem o que nós despejamos ou se eles não gostaram de algumas coisas, porque não dá tempo todo mundo falar, então você tem razão”, pontuou a gestora.

Fotos: João Antônio Marinho & Thiago Santos

A secretária considera importante a realização de eventos voltados para o público jovem para que possam assumir o protagonismo. “Não adianta estarmos só falando para eles, mas deveremos ouvi-los também, então acho que é uma troca em que precisamos aprender a ouvir a juventude”, explicou Regina Sousa. 

13.jfif

Além de representantes de alguns terreiros de bairros de Teresina, participam do evento, 250 jovens de municípios como Esperantina, Batalha, Campo Largo, Parnaíba, São Raimundo Nonato, Paulistana e São João do Piauí. 

25.jfif

De acordo com a superintendente da Igualdade Racial e Povos Originários da Sasc, Assunção Aguiar, durante os seminários serão discutidos a escuta da juventude para que sejam encaminhadas as ações que possam fortalecer essa juventude. “Porque hoje, quando olhamos para os dados sobre violência, quem está tendo a vida ceifada é a juventude, então só encaramos essa realidade, quando termos as soluções e essas se darão quando a gente também conhece a história dessa juventude e conheça qual é a necessidade dela”, destacou a gestora

12.jfif

Assunção Aguiar acrescentou ainda que após o seminário serão elaboradas diretrizes a partir do plano que seja viável na perspectiva da execução. “Então, iremos tirar algumas prioridades e a partir dessas também vamos observar quais as secretarias estarão se comprometendo para executar essas ações e daqui a algum tempo a gente poder olhar e saber, assim, o que teremos  avançado”, pontuou a gestora.

21.jfif
Carlos Henrique, representante da Associação Quilombola Sombrio, do município de Paulistana, considera bastante importante a realização do evento, pois acredita que combate ao preconceito de algumas pessoas contra os terreiros da sua região. “É muito gratificante vermos a participação dos jovens, porque a gente tem aquele convívio direto e a busca de combater, assim, o preconceito, então no dia a dia você vai vendo e vai combatendo até dentro de si, às vezes, fazendo a diferença”, revelou o estudante.

24.jfif

Na solenidade de abertura estiveram presentes: a diretora de Articulação Interfederativa do Ministério da Igualdade Racial, Isadora Bispo dos Santos, e a assessora e coordenadora da Câmara Técnica de Políticas Sociais e Combate às Desigualdades do Conselho da Federação SDI/Presidência, Aida Cristina do Nascimento Silva. A secretária da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Regina Sousa; a superintendente dos Direitos Humanos da Sasc, Sônia Terra; além do deputado federal, Francisco Costa (PT); a secretária da Mulher, Zenaíde Lustosa; o coordenador da Juventude do Estado do Piauí, Éverton Alves Calixto; e representantes da Defensoria Pública Estadual (DPE) e Secretaria de Segurança Pública (SSP).

16.jfif

O evento prossegue, nesta sexta-feira (22), no Diferencial Eventos, com rodas de conversas, atividades culturais, grupos de discussão (GDs) e finalizará em grande estilo, às 19h30, com a Tradicional Festa da Beleza Negra, no Memorial Esperança Garcia, na av. Miguel Rosa, Centro de Teresina.

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui