sexta-feira, janeiro 24, 2025
InícioDestaqueTerceiro maior produtor de energia limpa do país, Piauí é destaque em...

Terceiro maior produtor de energia limpa do país, Piauí é destaque em reportagem da CNN

A transição energética que vem acontecendo no Piauí nos últimos anos foi destaque em reportagem exibida pela emissora CNN. O estado é o terceiro em produção de energia solar e eólica no Brasil. Em 17 municípios, estão instaladas 118 usinas geradoras de energia limpa. A reportagem cita ainda as potencialidades do Rio Grande do Norte e da Bahia.

“Essa energia é considerada limpa porque no seu processo de produção não é emitido nenhum tipo de gás poluente”, afirmou Bruno Carmo, vice-diretor do Centro de Pesquisa da USP (Universidade de São Paulo), em entrevista à emissora.

Complexo Solar Marangatu, no município de Brasileira.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em abril do ano passado, o Piauí foi o estado com maior expansão em grandes parques de energia solar e eólica. São 14 novas usinas em operação e uma ampliação de 400 MW. Em julho, também do ano passado, o estado ultrapassou 6 GW em capacidade instalada. A maior parte dessa energia produzida vem de 118 empreendimentos eólicos, que bateram 4 GW de potência instalada. Outros 2 GW vêm dos 60 parques de energia solar.

Além dos aspectos de sustentabilidade, a produção de energia limpa proporciona atrativos no aspecto econômico-financeiro. A reportagem exemplifica a diminuição dos custos na indústria e o benefício que a geração da energia provoca à economia local, com a geração de empregos e o incremento de infraestrutura para as cidades que recebem os investimentos.

O Brasil tem capacidade para produzir até 30 GW de energia eólica. De acordo com a Aneel, o país pode gerar até 203 GW de energia ao ano, 84% vêm de fontes renováveis.

“A matriz elétrica do Piauí é 100% renovável, com cerca de 70% de energia eólica, fazendo com que o estado do Piauí se caracterize com um diferencial competitivo em comparativo com os outros estados por essa matriz limpa e renovável”, afirmou Ricardo Castelo, vice-presidente de Energias Renováveis da Invest i9, à reportagem. 

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui