Essencial para entender a teoria da evolução dos seres vivos no planeta Terra, o livro “A origem das espécies”, de Charles Darwin, ganhou uma versão ilustrada inédita direcionada ao público infantil.
Idealizado pela designer e bióloga molecular Sabina Radeva, o livro foi elogiado pelo The Guardian por inovar ao retratar a famosa trajetória de um dos nomes mais importantes da ciência. Com ilustrações lúdicas e linguagem acessível, a obra foi traduzida para mais de 31 países e se tornou um best-seller internacional.
Radeva redesenhou as famosas expedições do naturalista ao redor do mundo, explicando para as crianças como ele percebeu as diferenças entre os animais. A versão ilustrada conta com trechos extraídos do texto original de Darwin, que ajudam o leitor a compreender de forma aprofundada as complexas características da teoria da evolução, responsável por mudar a forma com que a humanidade entende a vida na Terra.
A partir da observação, Darwin começou a notar que grupos de indivíduos que possuíam determinadas características conseguiam se perpetuar em seu habitat e, com isso, a presença daqueles que não estavam tão bem adaptados tornava-se menos frequente.
Em sua teoria, o naturalista cunhou o termo seleção natural para explicar a forma que a natureza escolhia os organismos mais bem adaptados. Além disso, ele notou que poderia agrupar indivíduos que compartilhavam aspectos semelhantes em um grupo que chamou de espécie.
A seleção natural, assim como outros pontos importantes da teoria, são explicados de maneira didática. A ilustradora resume a teoria em cinco tópicos.
“Com este livro ilustrado, crianças vão aprender o poder da observação e reconhecer como a curiosidade em relação ao mundo natural é capaz de levar a incríveis descobertas”, comenta a autora sobre a obra.
“A Origem das Espécies”, de Sabina Radeva
Editora: Intrínseca
Tradução: Maria Luiza X. de A. Borges
Páginas: 64
Livro impresso: R$ 69,90