quinta-feira, outubro 3, 2024
InícioInternacionalTensão entre Israel e Irã aumenta depois da troca de ameaças

Tensão entre Israel e Irã aumenta depois da troca de ameaças

A reunião de emergência do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada nesta quarta-feira, 2, foi marcada por um intenso troca de acusações entre os países presentes. O objetivo principal do encontro era encontrar uma solução para o conflito entre Israel e Irã, mas os acontecimentos subsequentes mostraram uma escalada na tensão.

O confronto entre Israel e Irã teve início depois dos ataques de Israel ao Hezbollah no Líbano. Na madrugada de quinta-feira, as forças israelenses lançaram novos ataques a solo libanês utilizando mísseis balísticos.

Nas primeiras horas desta quinta-feira, 3, uma nova explosão de grandes proporções ocorreu em Beirute, atingindo um centro médico ligado ao Hezbollah. Pelo menos cinco pessoas morreram e 11 ficaram feridas, segundo o Ministério da Saúde libanês. Israel também relatou a morte de oito soldados.

A ofensiva de Israel contra o Hezbollah no Líbano já causou mais de mil mortes em 10 dias, conforme informações do Ministério da Saúde libanês. Desde que os confrontos começaram, a ONU estima que mais de 1,7 mil pessoas foram mortas no Líbano desde outubro do último ano, obrigando 346 mil pessoas a deixarem suas casas.

Troca de acusações entre Israel, Líbano e Irã

Durante a reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU na quarta-feira 2, houve uma troca de acusações entre Israel e Líbano. O objetivo era buscar uma solução para a tensão entre Israel e Irã, mas a situação se agravou.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou sobre a escalada da violência durante a reunião de emergência. “O ciclo de violência está levando o povo do Oriente Médio direto para o precipício.”

A União Europeia condenou o ataque iraniano. “Condeno veementemente o ataque de mísseis balísticos lançado ontem pelo Irã contra Israel”, afirmou Ursula von der Leyen.

O embaixador de Israel, Danny Danon, declarou que “as consequências que o Irã enfrentará por suas ações serão muito maiores do que ele jamais imaginaria.”

O posicionamento de Israel foi defendido pela embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Linda Thomas-Greenfield. “O regime iraniano será responsabilizado por suas ações”, afirmou.

O representante iraniano, Amir Saied Iravani, respondeu: “O Irã está totalmente preparado para, se necessário, tomar medidas defensivas adicionais.”

O embaixador do Líbano, Nuhad Mahmud, também criticou a ofensiva de Israel. “Crianças no sul de Beirute estão dormindo nas ruas”, disse. “Isso não pode mais ser tolerado.”

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui