sexta-feira, janeiro 10, 2025
InícioEsporteTenista nº 3 do mundo reflete sobre batalha contra câncer de mama

Tenista nº 3 do mundo reflete sobre batalha contra câncer de mama

Na quadra de tênis, os resultados mostram que Gabriela Dabrowski teve um 2024 bem-sucedido. A canadense venceu o WTA Finals de fim de temporada em duplas com Erin Routliffe e conquistou uma medalha de bronze nas duplas mistas com Felix Auger-Aliassime nas Olimpíadas de Paris.

Mas Dabrowski, tricampeã de Grand Slam em duplas e nº 3 do mundo nas duplas, revelou que estava travando uma batalha privada fora das quadras durante a maior parte da temporada.

“Como algo tão pequeno pode causar um problema tão grande? Esta é a pergunta que me fiz quando fui diagnosticada com câncer de mama em meados de abril”, escreveu Dabrowski, 32, em uma publicação no Instagram.

“Sei que isso será um choque para muitos, mas estou bem e ficarei bem. A detecção precoce salva vidas. Posso concordar de todo o coração com isso.”

Dabrowski disse que sentiu um nódulo pela primeira vez durante um autoexame na primavera de 2023, mas que um médico, alguns meses depois, disse que não era nada e para não se preocupar.

No entanto, na primavera de 2024, Dabrowski disse que achou que o nódulo estava um pouco maior, e uma médica da WTA disse que não tinha certeza do que era e que ela deveria fazer exames. Após uma mamografia, um ultrassom e uma biópsia, Dabrowski recebeu o diagnóstico de câncer.

“Estas são palavras que você nunca espera ouvir, e em um instante sua vida ou a vida de um ente querido vira de cabeça para baixo”, escreveu Dabrowski.

Dabrowski detalha que passou por duas cirurgias, mas houve “um pequeno atraso no tratamento adicional” para que ela pudesse competir em Wimbledon e nas Olimpíadas.

Ela chegou à final de duplas femininas de Wimbledon com Routliffe, perdendo para Katerina Siniakova e Taylor Townsend na decisão. Algumas semanas depois, conquistou o bronze olímpico em Paris com Auger-Aliassime.

Dabrowski terminou sua temporada vencendo o WTA Finals em Riad, Arábia Saudita, em novembro, fazendo parceria com Routliffe para derrotar Siniakova e Townsend na final. A dupla permaneceu invicta no torneio e ganhou mais de R$ 6 milhões em prêmios como equipe.

Em sua postagem no Instagram, Dabrowski disse que “terminar a temporada da melhor forma possível… tudo parece surreal.” Dabrowski não estava pronta para tornar pública sua notícia na época – mesmo quando arremessava bolas de tênis rosa autografadas para conscientização sobre o câncer de mama para o público no evento.

“Por que estou compartilhando minha história agora? Por muito tempo, não estava pronta para me expor à possível atenção e perguntas que teria recebido antes”, disse Dabrowski.

“Eu queria descobrir tudo e lidar com as coisas privadamente com apenas aqueles mais próximos a mim sabendo. Havia tantas incógnitas e tanto aprendizado e pesquisa a serem feitos.”

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui