O aplicativo de varejo chinês Temu chegou a 25 milhões de usuários ativos no Brasil em setembro, ultrapassando o número de clientes de marcas consolidadas, como AliExpress e Magazine Luiza. O serviço chegou ao país no começo de junho e já assumiu o terceiro lugar entre apps de compra com mais usuários.
Os dados são de relatório divulgado pelo banco americano Citi, com informações de SimilarWeb e SensorTower.
Temu está no top 3 entre aplicativos de compra
A marca de 25 milhões de usuários ativos fez com que a Temu entrasse no ranking dos três aplicativos de compra com mais clientes, atrás apenas do Mercado Livre (35 milhões) e Shopee (34 milhões). Em agosto, eram 19 milhões de usuários. O aumento para setembro foi de 31%.
Desde o início das operações no Brasil, o serviço de varejo já desbancou Casas Bahia e Amazon. Agora, deixa Magazine Luiza e AliExpress para trás.
Para se ter uma ideia, em 12 meses (agosto de 2023 e agosto de 2024), a Shopee teve aumento de 22%. O Mercado Livre, de 11%. Já Casas Bahia diminuiu a base de usuários ativos em 8% e o Magazine Luiza, em 3%.
Número de downloads também cresceu
- Não só o número de usuários da Temu cresceu. O app foi líder em downloads em setembro, com 5,8 milhões. Em julho, foram quase oito milhões. Em agosto, 7,2 milhões;
- Em comparação, o segundo lugar foi justamente de Shopee e Mercado Livre, cada um com 2,5 milhões de downloads em setembro;
- Vale lembrar que a Temu entrou recentemente no mercado nacional e é natural que novos clientes precisem baixar o aplicativo;
- Em compensação, a marca não aparece entre os sites com mais tráfego na web (no navegador, não por aplicativo). Nesse quesito, o Mercado Livre é líder, seguido de Amazon, Shopee e Magazine Luiza.
Temu tem políticas agressivas para atrair clientes
A fama da Temu não é à toa. De acordo com a especialista de varejo Ana Paula Tozzi, em entrevista ao O Globo, o número expressivo de clientes em pouco tempo reflete a estratégia da plataforma para penetrar no mercado nacional.
Ela ainda lembrou que, quando Shein e AliExpress chegaram ao Brasil, também tiveram que fazer esforço para se popularizarem. Nesse ponto, a Temu apostou em frete grátis e política de reembolso forte, enquanto as rivais, que já têm base de operação mais sólida, não precisam mais disso para fidelizar a clientela. Para Tozzi, esse é justamente “o momento de conquistar” os brasileiros.