A chuva forte causou transtornos na cidade de Barueri, na Região Metropolitana de São Paulo, na tarde desta segunda-feira, 30. Durante um temporal com granizo, parte do teto de um supermercado desabou e deixou quatro pessoas feridas.
Em nota, a equipe do supermercado Barbosa afirmou que clientes e colaboradores foram imediatamente evacuados do local depois do desabamento, que não houve vítimas graves e que equipes estão trabalhando na avaliação dos danos e na realização dos reparos necessários.
A chuva forte também se espalhou pela zona leste de São Paulo e atingiu a região de Caieiras, assim como os municípios de Franco da Rocha, Francisco Morato e Guarulhos.
Durante a tarde desta segunda-feira, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo registrou rajadas de vento de 35,9 km/h, às 14h30, na Subprefeitura da Lapa, na zona oeste, e de 30,5 km/h, às 14h40, na Subprefeitura de Santana, na zona norte.
Ainda segundo o CGE, as zonas oeste e norte, incluindo as marginais dos rios Tietê e Pinheiros, chegaram a ficar em estado de atenção para alagamentos.
A chuva forte causou transtornos na cidade de Barueri, na Região Metropolitana de São Paulo, na tarde desta segunda-feira, 30. Durante um temporal com granizo, parte do teto de um supermercado desabou e deixou quatro pessoas feridas. pic.twitter.com/c6lDCdmccR
— Revista Oeste (@revistaoeste) December 31, 2024
Além de Barueri, granizo também atingiu Cajamar
No domingo 29, Cajamar foi uma das cidades afetadas pela chuva na Grande São Paulo. Em levantamento preliminar, a Defesa Civil no município contabilizou cerca de 80 residências com danos nas telhas devido à chuva com granizo.
Equipes da Defesa Civil paulista forneceram lona e kits de limpeza aos moradores. Materiais de ajuda humanitária, como colchões e travesseiros, foram distribuídos às famílias afetadas.
Em São José dos Campos, a chuva forte e a ventania provocaram quedas de árvores, além de pontos de alagamento. Jardim Telespark, Santana e Alto da Ponte foram os bairros mais afetados. O muro da empresa de ônibus Venetur desabou.
Previsão
Apesar de a previsão indicar possibilidade de chuva para o último dia do ano, a cidade de São Paulo deve registrar pancadas rápidas e isoladas na tarde desta terça-feira, 31.
Segundo o CGE, no decorrer da noite, as condições de chuva diminuem, e a previsão é apenas de variação de nuvens para a hora da virada.
Na quarta-feira, 1º, o dia vai ser marcado por sol entre nuvens e temperaturas em elevação. No fim da tarde, retornam as chuvas rápidas e isoladas.
Com informações da Agência Estado.