Após uma forte onda de calor, boa parte do Brasil deve ser atingido por fortes tempestades. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou um “aviso de perigo”, o segundo grau de risco mais alto, para temporais no norte da região sul e em grande parte da região sudeste. O alerta de chuvas vale a partir desta quinta-feira (21) e deve se estender durante o final de semana.
“Previsão de chuvas intensas, hoje (21) e amanhã (22), em áreas de MT, MS, GO, MG, SP e RJ. O volume total de chuva pode chegar a 100 milímetros (mm) em 24h com ventos de até 100 km/h”, diz o Inmet.
No fim de semana, a situação deve ser ainda mais crítica no Rio de Janeiro. De acordo com o Climatempo, a chegada de uma condição pré-frontal (situação que antecede a chegada de uma frente fria) vai trazer pancadas de chuva após o calor ainda nesta quinta. Mas os temporais devem dominar mesmo entre sexta-feira (22) e sábado (23).
Esta é uma situação muito especial, pois a chuva indicada pelos modelos meteorológicos é realmente EXCEPCIONAL. Nesses dois dias, a chuva será frequente/persistente e terá períodos em que cai de forma intensa, com taxas horárias muito elevadas. Isso irá acarretar acumulados extremamente elevados, que podem superar o volume médio para TODO O MÊS DE MARÇO em apenas 24h/48 horas
Climatempo
A partir do domingo (24) a frente fria deve se afastar, diminuindo a quantidade de chuvas no estado, mas o clima de instabilidade deve se manter.
Confira a previsão de chuva para o resto do Brasil nos próximos dias segundo o Inmet:
- Região Norte: são previstas pancadas de chuvas, com valores que podem superar os 100 milímetros (mm), principalmente em áreas do Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins. Não estão descartadas a ocorrência pontual de chuvas mais intensas, acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas.
- Região Nordeste: as chuvas deverão continuar especialmente no norte da região, onde os totais podem ficar em torno de 100 mm. Áreas dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará deverão registrar os maiores acumulados de chuva. No leste da região, as chuvas deverão ser menos intensas quando comparadas com a semana anterior, com valores em torno de 40 mm.
- Região Centro-Oeste: temporais deverão ter um pouco mais de regularidade em parte da região durante a semana. Nos estados de Mato Grosso e em Goiás, os totais de chuva poderão ficar em torno de 70 mm. Por outro lado, em Mato Grosso do Sul, a chuva deverá ser irregular, com total em torno de 40 mm.
- Região Sudeste: a previsão indica maior total de chuva no estado do Rio de Janeiro, Vale do Paraíba e litoral norte de São Paulo e no sul e Zona da Mata de Minas Gerais, com valores em torno de 80 mm. Pontualmente pode ser registrada chuva mais intensa, acompanhada de rajadas de vento e trovoadas e, por isso, faz-se necessário o acompanhamento diário da previsão de tempo e dos avisos meteorológicos de tempo severo do Inmet.
- Região Sul: terá temporais isolados especialmente em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O total pode ficar em torno de 80 mm.