terça-feira, abril 15, 2025
InícioGeralTemporais devem atingir o país nesta quarta-feira

Temporais devem atingir o país nesta quarta-feira

Depois de um fim de semana marcado por muita chuva, a instabilidade climática retorna ao Sudeste do Brasil nesta quarta-feira, 9. A previsão meteorológica da Climatempo aponta para pancadas de chuva em várias áreas, com possibilidade de temporais em São Paulo, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

Além disso, as temperaturas devem permanecer baixas, o que proporciona um clima mais ameno e agradável na maior parte da região. Um sistema de baixa pressão atmosférica, aliado a um fluxo significativo de umidade, intensifica as condições de chuva.

O mapa de risco meteorológico para esta quarta-feira mostra que todo o Estado de São Paulo, bem como o centro-sul de Minas Gerais e a faixa centro-sul do Rio de Janeiro, devem enfrentar chuvas de intensidade moderada a forte. Essas áreas estão destacadas em amarelo no mapa. No litoral sul de São Paulo, há um alerta especial para temporais, com áreas em vermelho, que indicam riscos elevados.

Mapa de risco desta quarta-feira 09 de abril de 2024. Fonte: Climatempo.
Mapa de risco desta quarta-feira — 9/4/2022 | Fonte: Divulgação/Climatempo

Durante os períodos de precipitação, há a possibilidade de rajadas de vento que podem variar de 51 a 70 km/h nas áreas destacadas em amarelo e que podem chegar a até 90 km/h nas áreas em vermelho, onde o alerta é mais acentuado. Além disso, a Região Metropolitana de São Paulo e a Região Serrana do Rio de Janeiro também têm potencial para registrar temporais isolados ao longo do dia.

Temporais vão se espalhar pela região

Nos próximos dias, a previsão mostra que a chuva não só persistirá, mas também se espalhará por outras áreas. Em São Paulo, espera-se que as precipitações diminuam e fiquem mais restritas à faixa litorânea do Estado. No entanto, a tendência é que a chuva continue presente e avance para mais regiões do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e do Espírito Santo.

A persistência da umidade e o deslocamento do sistema de baixa pressão garantem que a instabilidade climática se mantenha por mais alguns dias, o que influencia o tempo na região.

De acordo com o mapa de acumulado de chuva previsto entre quarta-feira e a próxima segunda-feira, 14, os maiores volumes de precipitação devem se concentrar no litoral sul de São Paulo, assim como no norte do Espírito Santo e no norte de Minas Gerais. Nessas áreas, os acumulados de chuva podem chegar a 80 mm.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui