A partir desta segunda-feira, 11, o clima no Brasil se apresenta de diferentes formas em cada região, de acordo com o Climatempo. As previsões do instituto mostram que o tempo varia entre temporais, na Bahia; chuva forte, na área central do país; e ar seco, entre os Estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Uma frente fria pode formar temporais ao sul da Bahia, mas ela acaba perdendo força e canalizando toda a umidade para cidades do interior do Nordeste. A região deve se preparar para a chegada de nuvens carregadas.
No Brasil central, o ar quente e úmido também promove a formação de nuvens pesadas. Ainda conforme o Climatempo, uma nova frente fria avança pelo Rio Grande do Sul, trazendo chuvas intensas e ventos fortes, principalmente na fronteira oeste e no sul e sudoeste do Estado.
Clima no Sul e Sudeste do Brasil
O clima será diferente em Santa Catarina e no Paraná, onde o sol predomina. No oeste, noroeste e norte do Paraná, há alerta de baixa umidade, o que aumenta a incidência de doenças respiratórias, como rinite alérgica e asma, principalmente em crianças e idosos. No sul catarinense, há possibilidade de chuvas, mas de intensidade mais leve.
Com relação ao Sudeste, a força das chuvas diminuiu, mas chuvas esparsas podem ocorrer no norte e noroeste de Minas Gerais e em partes do Espírito Santo por causa da alta umidade do Brasil central.
O tempo está firme no centro-sul de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, com sol e algumas nuvens, e as temperaturas em elevação. A umidade do ar pode cair abaixo de 30% no oeste e sudoeste de São Paulo.
Previsão para a Região Centro-Oeste
Na Região Centro-Oeste, há aberturas de sol em Goiás, Distrito Federal, sul de Mato Grosso e norte de Mato Grosso do Sul. No entanto, há risco de chuvas fortes, raios e trovoadas no período da tarde.
A maior parte do Brasil central continua sob influência do ar quente e úmido do Norte. No norte de Goiás e centro-norte e leste de Mato Grosso, pode haver chuvas persistentes e risco de temporais. Em Mato Grosso do Sul, o sol predomina no sul do Estado, com aviso de baixa umidade à tarde.
Instabilidade no Nordeste
No Nordeste, a frente fria avança lentamente, gerando instabilidade na Bahia, sul do Maranhão e Piauí. Em Salvador, Ilhéus e Porto Seguro, a chuva deve ser intensa.
Outras áreas apresentam mais sol e pancadas de chuva irregulares. A frente fria ainda influencia o clima, apesar de perder força.
Já na Região Norte, o tempo permanece abafado, com chuvas em toda a área. Belém, Boa Vista, Manaus e Macapá podem registrar pancadas de chuva fortes. Temporais são mais prováveis no sul do Amazonas, Pará, Tocantins e Rondônia. A umidade do Norte continua a alimentar essas condições, mantendo o clima instável.