quinta-feira, julho 4, 2024
InícioCiência e tecnologiaTemporais chegam nesta sexta (22); 4 estados entram em alerta máximo 

Temporais chegam nesta sexta (22); 4 estados entram em alerta máximo 

Com a chegada de uma frente fria, mudança brusca de temperatura e formação de chuvas intensas, o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu, na quinta-feira (21), um alerta de ‘grande perigo’ para quatro estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres (Cemaden), há alto risco de alagamentos e deslizamentos de terra nesses locais — em especial no RJ.

O que você precisa saber: 

  • De acordo com o Climatempo, o Sudeste deve ter fortes temporais a partir desta sexta-feira (22); 
  • A condição de tempo instável deve se estender por todo o fim de semana; 
  • O Litoral norte de São Paulo também deve enfrentar fortes chuvas com ventos de 60 km/h e ondas de até 3 metros, conforme alertou a Marinha; 
  • Chuvas intensas atingirão, principalmente, o litoral norte e região metropolitana de São Paulo, sul de Minas Gerais e sul do Espírito Santo; 
  • O Rio de Janeiro também está sob alerta máximo. Há possibilidade de mais de 200 milímetros de chuva no sábado (23), principalmente regiões fluminenses, com grande potencial para provocar danos; 
  • O Inmet e a Defesa Civil Nacional realizaram uma coletiva de imprensa para comunicar e alertar a população. 

Leia mais! 

Nos quatro estados mencionados, conforme o Inmet, a chuva pode ser superior a 150 milímetros por dia e os ventos podem chegar a 100 km/h. Os alertas, de acordo com o instituto, se estendem até domingo (24). 

Já no Sul do país, a frente fria se afasta da região. Há pouca chuva prevista, mas ventos moderados a fortes ainda são esperados. 

Temporal antes, frente fria depois 

Segundo o Climatempo, o choque da frente fria com a atmosfera aquecida (já que vivemos um calor intenso nos últimos dias) é o que está contribuindo para a ocorrência de fortes temporais.  

Passada a chamada condição pré-frontal (dia de calor, formação de nuvens carregadas e temporais), a frente fria avança, deixando o tempo mais instável e com chuva persistente. 

Alertas para a população: 

De acordo com Inmet e Cemaden, a população dessas regiões devem: evitar deslocamentos desnecessários e ficar atento a alertas da defesa civil nas redes sociais e na internet. 

Pelo WhatsApp (61) 2034-4611, é possível receber os alertas, além de orientações sobre o que fazer em casos de desastres. Pelo Telegram basta incluir o @defesacivilbrbot. 

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui