A sexta-feira, 25, será marcada por instabilidades severas em boa parte do território brasileiro. De acordo com o site Meteored, 20 Estados e o Distrito Federal estão sob alerta de perigo ou perigo potencial para chuvas intensas, com possibilidade de temporais, ventos fortes e queda de granizo.
O destaque do dia vai para o Centro-Oeste e o Sudeste, onde um sistema de baixa pressão no litoral e um corredor de umidade atuam de forma intensa. A formação desse “rio atmosférico” — faixa de alta concentração de vapor d’água — contribui para o agravamento das condições climáticas nessas regiões.
No Estado de São Paulo, cidades como São José do Rio Preto, Araçatuba e Catanduva estão sob alerta laranja, o que sugere risco de temporais com volumes que podem chegar a 100 mm em 24 horas. Também estão sob esse mesmo nível de atenção municípios de Minas Gerais, como Lavras e Poços de Caldas. Há possibilidade de ventos de até 100 km/h e queda de árvores.
A previsão mostra nuvens carregadas desde o Amazonas até o Sudeste. As capitais Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Cuiabá devem ter chuvas em diferentes momentos do dia, com maior intensidade à tarde e à noite. A temperatura máxima nestas cidades varia entre 25 °C e 28 °C, com sensação térmica reduzida pelas chuvas e ventos.

No Norte do Brasil, há previsão de pancadas de chuva em boa parte da região, especialmente no Amazonas, Acre e Rondônia. Cidades como Manaus, Rio Branco e Porto Velho devem registrar fortes chuvas. Já o litoral do Norte e Nordeste — entre o Amapá e o Rio Grande do Norte — também está sob risco de instabilidade, com destaque para a costa do Maranhão, Ceará e Piauí.
Segundo a previsão, a tendência é que o corredor de umidade mantenha as instabilidades ao longo do final de semana, com áreas de risco que se deslocam lentamente para o litoral do Sudeste e persistem sobre parte do Norte e Nordeste. A população deve ficar atenta aos alertas atualizados e evitar áreas de alagamento, locais próximos a encostas e estruturas frágeis.
Defesa Civil emite alerta de temporais em São Paulo
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta sobre a previsão de temporais para esta sexta-feira, 25. O órgão prevê tempestades, ventos fortes e queda de granizo em diversas regiões do Estado. Como resposta, o governo estadual ativou um gabinete de crise, que vai funcionar ao longo dos próximos dias.
As áreas com maior risco de impacto incluem a Grande São Paulo, Vale do Ribeira, litoral norte, Baixada Santista e Serra da Mantiqueira. Também estão em alerta regiões do interior, como Itapeva, Campinas, Sorocaba, São José dos Campos, Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Franca, Barretos, Araraquara e Bauru.
As instabilidades são causadas por um sistema de baixa pressão no interior do continente, associado a ventos intensos em altitude e à passagem de uma frente fria próxima ao litoral paulista. A formação de um ciclone extratropical na costa sudeste do país ainda deve intensificar o fenômeno.
Nesta quarta-feira, 23, a cidade de Igarapava, no norte do Estado, já enfrentou alagamentos e danos estruturais provocados pela chuva. Um muro caiu no bairro Jardim Havaí, e uma mureta cedeu na Rua 22 de Maio. A Defesa Civil local confirmou que não houve feridos, e as equipes permanecem nas ruas para atender os moradores.