sábado, novembro 16, 2024
InícioGeralTempestades intensas devem atingir o Sudeste

Tempestades intensas devem atingir o Sudeste

O Sudeste do Brasil enfrentará condições climáticas adversas neste fim de semana. Estão previstas tempestades intensas, com ventos fortes, descargas elétricas e chuvas volumosas, especialmente em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. O site Meteored divulgou a previsão do tempo nesta quinta-feira, 17.

Recentemente, a região teve um clima mais estável, com chuvas isoladas no norte de São Paulo e em Minas Gerais, principalmente no Alto Paranaíba e no noroeste. No restante do Sudeste, apenas chuviscos foram registrados.

Previsões mostram o retorno das tempestades, com riscos de fortes chuvas, ventos intensos e descargas elétricas. Isso pode causar cortes de energia, danos a plantações, quedas de árvores e alagamentos.

Mapa mostra densidade de raios
Mapa de densidade de raios nesta sexta-feira, 18, durante a tarde, mostra a formação de tempestades em praticamente todo o interior de São Paulo e de grande parte de Minas Gerais | Foto: Divulgação/Meteored

Nesta sexta-feira, 18, uma região de baixa pressão se aprofundará sobre o continente. O fenômeno favorece a formação de tempestades no interior de São Paulo e em grande parte de Minas Gerais, o que inclui Belo Horizonte.

No sábado 19, o sistema avançará, o que provoca chuvas em quase todos os Estados e municípios. O tempo só se manterá firme no Jequitinhonha, no Vale do Mucuri e na maior parte do Espírito Santo, com chuvas apenas no sul capixaba.

Tempestades perdem força

No domingo 20, as chuvas perderão força em São Paulo, mas pancadas ainda ocorrerão no extremo norte do Estado. Nebulosidade e chuvas leves persistirão no restante do território paulista.

Mapa de chuvas
Previsão de acumulados totais de chuva até o fim do próximo domingo mostram que os volumes podem ultrapassar os 150 mm na região, entre Belo Horizonte e o Rio de Janeiro | Foto: Divulgação/Meteored

Tempestades se intensificarão em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, com grandes volumes de chuva. Acumulados podem ultrapassar 150 mm ao sul de Belo Horizonte e no Estado do Rio de Janeiro. O fenômeno aumenta o risco de alagamentos.

Com o avanço das tempestades entre sábado e domingo, há possibilidade de ventos fortes, descargas elétricas e chuvas volumosas, além de potenciais cortes de energia, danos às plantações e quedas de árvores.

Leia também:

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui