Já se perguntou qual a temperatura ideal para a vida na Terra? Enquanto algumas espécies vivem bem em temperaturas congelantes, para os humanos a resposta da ciência é 20°C. Acima disso, o nosso corpo já é obrigado a trabalha mais para liberar o calor, por exemplo.
Novos estudos apontam que o mesmo princípio também vale para animais, plantas e micróbios que vivem no ar e na água, ou seja, seus processos biológicos também ficam menos eficientes quando a temperatura fica mais quente.
O que você precisa saber
- O achado ganhou força após uma investigação na Nova Zelândia, cujo resultado apontou que o número de espécies marinhas perto da linha do equador caiu, aumentando em regiões subtropicais (menos quentes).
- Outros estudos dizem que essa queda acelerou nos últimos anos devido ao aquecimento global e dos oceanos.
- Uma pesquisa na Tasmânia, que modelou as taxas de crescimento de micróbios e organismos multicelulares, também sugere que a temperatura mais estável para os seus processos biológicos é 20°C — mesma faixa de temperaturas em que vivem os peixes e invertebrados de recife.
Mais pesquisadores do Canadá, Escócia, Alemanha, Hong Kong e Taiwan se uniram para procurar padrões sobre como a temperatura afeta a vida. A descoberta foi a mesma: 20°C é realmente a temperatura ideal para a vida na Terra, e não apenas para espécies marinhas.
Acima disso, a tolerância das espécies marinhas e de água doce ao baixo teor de oxigênio cai, por exemplo, bem como a produtividade de algas marinhas.
Embora muitas espécies tenham evoluído para viver em temperaturas mais quentes ou frias, a maioria vive melhor a 20°C, o que gerou uma teoria apelidada de “efeito 20°C”.
O que muda com o aquecimento global?
O fato de a vida estar centrada nos 20°C pode gerar restrições em certas espécies de se adaptarem ao aquecimento global. Espécies marinhas que não podem alterar a sua distribuição geográfica para fugir do calor, por exemplo, podem ser extintas devido às alterações climáticas. O mesmo vale para espécies terrestres com a mesma limitação.
Afinal, por que essa é a temperatura ideal para a vida na Terra?
Como citado antes, o clima em 20°C é fundamental e energeticamente mais eficiente para processos celulares, o que pode ser explicado devido às propriedades moleculares da água associadas às células. Estas propriedades também podem ser a razão pela qual 42°C é o limite de calor suportado pela maioria das espécies.
Um maior conhecimento sobre o efeito dos 20°C pode levar a novas descobertas sobre como a temperatura controla os processos dos ecossistemas, bem como a distribuição das espécies e até a evolução da vida. Mais informações estão disponíveis no artigo publicado pelo The Conversation.