domingo, setembro 29, 2024
InícioGeralTemperatura deve ultrapassar os 35ºC em 11 capitais do Brasil

Temperatura deve ultrapassar os 35ºC em 11 capitais do Brasil

A maior parte do Brasil deve continuar com calor intenso nesta quinta-feira, 26. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), pelo menos 11 capitais devem registrar temperatura máxima acima dos 35°C.

A situação mais preocupante permanece para as regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Em parte de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, centro-sul de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, centro-sul de Goiás, Distrito Federal e sul do Mato Grosso, as temperaturas devem ficar 5°C acima da média.

Nas capitais do Centro-Oeste, as máximas devem se aproximar dos 40°C. Em Cuiabá, a previsão é de 43°C, enquanto Goiânia deve atingir 39°C.

Conforme o Inmet, as capitais que devem registrar máximas superiores a 35°C são: Boa Vista (37°C), Campo Grande (36°C), Cuiabá (43°C), Goiânia (39°C), Manaus (38°C), Palmas (40°C), Porto Velho (39°C), Rio Branco (38°C), Rio de Janeiro (38°C), São Paulo (36°C) e Teresina (37°C).

Área vermelha no mapa deve ser a mais atingida pela onda de calor | Foto: Reprodução/Inmet

Recordes de temperatura

Com a manutenção das altas temperaturas, algumas capitais do Sudeste devem registrar novos recordes de calor.

Em São Paulo, a maior temperatura do ano, de 35,8°C, foi registrada nesta quarta-feira, 25. A previsão é que essa marca seja superada, com a máxima que pode ultrapassar os 36°C nesta quinta-feira, 26.

No Rio de Janeiro, os termômetros marcaram 39,5°C em 17 de janeiro. A expectativa é que a máxima se aproxime desse valor novamente nesta quinta-feira, 26, com previsão de 39°C.

Leia mais

Em Belo Horizonte, o recorde recente de 34,4°C, registrado em 3 de setembro, pode ser igualado ou superado na sexta-feira 27, com previsão de 34°C.

Frente fria avança e alivia calor no fim de semana

Apesar das altas temperaturas previstas, o calor deve diminuir no fim de semana com a chegada de uma frente fria que se forma no Sul do país.

O avanço do sistema deve aliviar o calorão e provocar até um pouco de chuva em parte do Sul, Sudeste e Centro-Oeste entre sexta-feira e sábado, 28.

O encontro da massa de ar quente que tem permanecido na área central do país com a frente fria pode resultar na formação de nuvens carregadas e tempestades severas em algumas regiões.

A faixa entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul de Mato Grosso do Sul pode enfrentar chuvas intensas nos próximos dias.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui