O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foi “desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. Camilo Santana, ministro da Educação, anunciou o tema neste domingo, 3, pelas redes sociais.
Com o início da prova, os candidatos receberam a tarefa de elaborar um texto dissertativo, incluindo uma proposta de intervenção para abordar a questão. No Enem anterior, o tema foi “desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
A redação do Enem costuma ter um peso significativo na classificação dos candidatos, já que representa 20% da nota total. É a única seção da prova em que os estudantes podem alcançar a nota máxima de mil pontos. Esse fator atribui relevância à média final.
A correção do texto se baseia em cinco competências
A correção do texto se baseia em cinco competências principais. Cada competência vale até 200 pontos. As competências são: domínio da norma culta do português, compreensão do tema e aplicação de conceitos, capacidade de articular informações, coesão e proposta de intervenção.
Leia também:
A proposta de intervenção, um diferencial do Enem, destaca-se por sua relevância e raridade, já que é pouco exigida em outros vestibulares.
Além da redação, os candidatos responderam neste domingo às questões objetivas de ciências humanas e de linguagens, cada uma com 45 perguntas. Este ano, o Enem recebeu mais de 4,32 milhões de inscrições em todo o país, mantendo-se como uma das principais formas de ingresso ao ensino superior.
O exame se utiliza na plataforma Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e também é aceito nos programas Fies (Financiamento Estudantil) e Prouni (Programa Universidade para Todos). Suas notas se aplicam tanto em instituições públicas quanto privadas de ensino superior.
No próximo domingo, 10, os candidatos realizarão as provas de ciências da natureza e de matemática, cada uma composta por 45 questões.
Confira os últimos temas de redação do Enem
- 2023 — Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil
- 2022 — Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil
- 2021 — Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil
- 2020 — O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
- 2019 — Democratização do acesso ao cinema no Brasil
- 2018 — Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet
- 2017 — Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil;
- 2016 — Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil;
- 2015 — A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira.