quarta-feira, janeiro 8, 2025
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Teleférico mais íngreme do mundo é inaugurado nos alpes da Suíça

O teleférico mais íngreme do mundo foi inaugurado em meados de dezembro nos Alpes Berneses, na Suíça. Com capacidade para 85 passageiros e 6,8 toneladas de carga, o teleférico percorre cerca de 1,2 km em quatro minutos a uma inclinação máxima de 159,4%.

Um total de 800 pessoas por hora podem ser transportadas se o teleférico operar com capacidade máxima.

A rota conecta a vila de Stechelberg, na comuna de Lauterbrunnen, à estação Mürren, localizada a cerca de 1.650 metros acima do nível do mar. As estações fazem parte da área de esqui e da montanha Schilthorn.

O trecho faz parte da Schilthorn Cableway, que conecta o vale de Lauterbrunnen ao pico de Schilthorn, a 2.970 metros acima do nível do mar. A área é bastante procurada principalmente para esportes de inverno e faz parte da região de Jungfrau.

A estação Mürren conecta-se ainda com a estação Birg, que por sua vez conecta-se à estação Schilthorn. A quase 3 mil metros de altitude, o topo da montanha garante vistas privilegiadas para outros picos do entorno, como das montanhas Eiger, Mönch e Jungfrau.

O local possui um restaurante giratório, o Piz Gloria, e ainda 15 painéis que formam um “hall da fama” em homenagem ao elenco e colaboradores do filme “007 – A Serviço Secreto de Sua Majestade”, lançado em 1969 e filmado na montanha.

Atualmente, o cume do Schilthorn está fechado devido a obras. Batizado de Schilthornbahn 20XX, o projeto pretende ser finalizado em 2026 e visa substituir teleféricos e reconstruir as estações da montanha.


Estação Schilthorn, no topo da montanha Schilthorn, na Suíça
Estação Schilthorn, no topo da montanha, ficou famosa por ser retratada em um dos filmes de “007” • Wikimedia Commons

Novos teleféricos

Além do teleférico mais íngreme do mundo, um novo veículo também foi introduzido em um dos trechos entre as estações Mürren e Birg. Trata-se do Funifor, modelo inédito na Europa e descrito como “excepcionalmente resistente ao vento”, com capacidade para 100 passageiros.

O segundo veículo Funifor no mesmo trecho começará a operar em novembro de 2025.

Outro trecho que passa por obras é o de Birg para Schilthorn, que leva visitantes ao cume da montanha. A estação Schilthorn está fechada até março de 2025, quando o trecho também passará a operar um teleférico Funifor. O segundo carro deverá entrar em operação na primavera de 2026, completando o projeto Schilthornbahn 20XX.

Com isso, o trajeto completo entre a base e o topo da montanha, mais especificamente entre as estações Stechelberg e Schilthorn, poderá ser reduzido em 10 minutos, passando a ter duração de 22 minutos.

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Via CNN

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