Técnicos da Coordenação de Epidemiologia da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) participaram, nesta quarta-feira (4), do primeiro dia de qualificação sobre “Vigilância Baseada em Eventos”. A oficina está sendo ministrada em dois dias por técnicos do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) Nacional e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). O objetivo é qualificar ainda mais os trabalhos de vigilância epidemiológica da equipe do CIEVS Piauí com o uso da ferramenta EIOS (Epidemic Intelligence for Open Source).
A plataforma EIOS é um sistema da Organização Mundial de Saúde que trabalha com o acompanhamento da vigilância baseada em eventos, onde os técnicos analisam informações sobre potenciais emergências de saúde pública veiculados em meios oficiais e não oficiais de informação, verificando sua veracidade e real risco para ocorrência de cenários mais sérios, como surtos de doenças.
“Trazer esse sistema para a equipe do CIEVS Piauí busca aprimorar a vigilância realizada no estado, permitindo uma detecção precoce de possíveis emergências de saúde pública que possam atingir o Piauí”, explica Álvaro Dias, consultor técnico da Rede CIEVS do Ministério da Saúde.
Amélia Costa, coordenadora de epidemiologia da Sesapi, fala que o sistema permitirá que os técnicos da vigilância epidemiológica estadual façam um monitoramento mais abrangente dos agravos pelo Piauí. “Nossa equipe poderá se utilizar dessa ferramenta para ter um controle maior dos agravos e possíveis agravos que surgirem no nosso estado, permitindo uma identificação rápida e uma tomada de decisões ainda mais rápida por parte da secretaria para resolver as situações identificadas”, fala Amélia Costa.