O Inter Miami, de Messi e Luis Suárez, conquistou o Supporters’ Shield na última quarta-feira (2) e é um grande candidato à representar os Estados Unidos no Super Mundial de Clubes da Fifa, em 2025.
Por ser sede do torneio, os EUA têm direito a uma vaga, mas ainda não oficializou se o representante sairá do Supporters’ Shield ou da MLS, a principal liga do país.
Técnico da equipe da Flórida, Tata Martino opinou sobre o tema e vê merecimento do Inter Miami estar entre os participantes do Mundial.
“O Inter Miami, pelos nomes que tem, pode começar a ser visto como um time elegível para o torneio, mas me parece muito mais justo que a gente consiga através do mérito esportivo. Hoje conseguimos isso, ter mérito esportivo”, declarou o comandante argentino após a conquista.
Segundo apontou o jornal Marca, a escolha pelo Hard Rock Stadium, em Miami, como uma das sedes, e os nomes de peso como Messi, Suárez e Busquets, são trunfos para que o Inter Miami seja o escolhido para estar na competição.
O Super Mundial de Clubes, que será disputado nos Estados Unidos, corre o risco de não acontecer, segundo informou o jornal italiano Gazzetta dello Sport no fim de setembro.
De acordo com a publicação, a Fifa ainda não conseguiu vender os direitos de transmissão na América, Ásia e na região do Oriente Médio e Norte da África. Com isso, faltam patrocinadores a apenas nove meses do início do torneio.
Outro ponto que preocupa é o calendário sobrecarregado. Sindicatos de jogadores da Inglaterra e França já iniciaram uma campanha contra o Mundial de Clubes. Nos últimos dias, diversos atletas do futebol europeu reclamaram do número de jogos na temporada e já falam em possível greve.
O Super Mundial contará com 32 equipes e o sorteio dos grupos está marcado para dezembro.
América do Sul (6 vagas)
- Flamengo – campeão da Libertadores de 2022
- River Plate – Argentina
- Boca Juniors – Argentina
- Campeão da Libertadores 2024 (ainda não definido)
Europa (12 vagas)
- Real Madrid – Espanha
- Porto – Portugal
- Benfica – Portugal
- Inter de Milão – Itália
- PSG – França
- Bayern de Munique – Alemanha
- Borussia Dortmund – Alemanha
- Juventus – Itália
- Atlético de Madrid – Espanha
- Red Bull Salzburg – Áustria
Américas do Norte e Central (5 vagas)
- Seattle Sounders – EUA
- Pachuca – México
- Clube do país-sede (ainda não definido) – EUA
África (4 vagas)
- Wydad Casablanca – Marrocos
- Espérance – Tunísia
Ásia (4 vagas)
- Urawa Red Diamonds – Japão
- Ulsan – Coreia do Sul