sábado, setembro 21, 2024
InícioPolíticaTebet avisa que governo vai criar créditos extraordinários

Tebet avisa que governo vai criar créditos extraordinários

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou a liberação de quantos créditos extraordinários forem necessários para combater os incêndios no Pantanal. Segundo ela, se for preciso, a equipe econômica fará a liberação dos recursos.

“O presidente Lula disse inclusive para mim: ‘Crie quantos créditos extraordinários forem necessários. Não pode [sic] faltar recursos’”, contou Tebet, em participação no programa Bom Dia, Ministra, da EBC, nesta quinta-feira, 18. “Se precisar de mais recursos, nós estaremos liberando também.”

Na declaração, a ministra elogiou o trabalho do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB). Segundo ela, apesar de o gestor estadual ser de partido diferente do governo, ele tem trabalhado junto do Executivo federal na preservação do Pantanal.

Pantanal com recordes de focos de calor

Queimadas na Amazônia, no Acre
O número de queimadas também aumentou no Pantanal brasileiro, mas o governo promete recursos para combate | Foto: Sérgio Vale/Amazônia Real

A promessa de destinação de recursos para prevenção de incêndios no Pantanal ocorre em meio ao recorde de focos de calor (nome técnico que significa incêndios florestais e queimadas) para um primeiro semestre. De janeiro a junho deste ano, o bioma registrou 3,5 mil ocorrências desse tipo, conforme o Aqua, satélite de referência do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Trata-se do maior volume da série histórica para o período, com dados completos desde 1999.

Informações a respeito da situação do Pantanal estão, a saber, na reportagem “O Brasil está pegando fogo”. Com produção do jornalista Anderson Scardoelli, o conteúdo foi publicado na Edição 224 da Revista Oeste.

Leia mais:


Revista Oeste, com informações da Agência Estado

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui