terça-feira, janeiro 28, 2025
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Target encerra políticas de diversidade depois de posse de Trump

A Target, grande empresa varejista dos Estados Unidos, anunciou a descontinuação de suas políticas de diversidade, equidade e inclusão. Desta forma, tornou-se a primeira grande empresa norte-americana a adotar essa medida desde a posse de Donald Trump.

A varejista informou que deixará de divulgar publicamente suas metas de equidade e encerrará programas de desenvolvimento profissional para funcionários negros até 2025, conforme planejado.

Essa decisão alinha a Target a outras empresas, como Meta, Walmart e McDonald’s, que reavaliaram suas iniciativas de equidade sob pressão política de Trump e outros conservadores.

O ex-presidente declarou que programas para a promoção da diversidade em ambientes corporativos são “ilegais” e assinou ordens executivas para restringir tais políticas no governo federal e em empresas com contratos públicos.

Políticas de diversidade começaram com explosão do Black Lives Matter

A Target justificou sua decisão, afirmando que está “implementando mudanças com o objetivo de impulsionar o crescimento”.

Muitas empresas nos EUA começaram ou ampliaram seus esforços de diversidade depois da morte de George Floyd em maio de 2020, em Minneapolis, onde fica a sede da Target. Na época, o movimento Black Lives Matter estava em alta.

O incidente gerou protestos generalizados, e a empresa anunciou um fundo de US$ 10 milhões para iniciativas de justiça social e a ampliação de produtos de marcas de propriedade de pessoas negras em suas prateleiras.

Na sexta-feira, uma página no site da Target anteriormente chamada “Diversidade, Equidade e Inclusão” foi renomeada para “Pertencimento na Bullseye”, apresentando sua nova estratégia de inclusão, segundo registros do Internet Archive.

Target já sofreu boicote por produtos LGBT

Produtos LGBT em uma loja da Target; na época, empresa sofreu boicote | Foto: Reprodução/Redes sociais
Produtos LGBT em uma loja da Target; na época, empresa sofreu boicote | Foto: Reprodução/Redes sociais

O anúncio ocorre quase dois anos depois de um boicote de consumidores contra sua coleção de produtos para o Mês do Orgulho LGBT. Apesar dessas mudanças, outras empresas continuam comprometidas com políticas de diversidade.

Na quinta-feira 23, os acionistas da Costco rejeitaram uma proposta que exigiria a divulgação de riscos legais associados à manutenção de suas iniciativas de diversidade, demonstrando um caminho diferente do adotado pela Target.

Com quase 2 mil lojas, mais de 400 mil funcionários e receitas superiores a US$ 100 bilhões, a Target é uma das maiores varejistas dos EUA.

Via Revista Oeste

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