O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi a Brasília para acompanhar a posse da procuradora-geral do Estado, Inês Coimbra, como presidente do Colégio Nacional dos Procuradores-Gerais dos Estados e do Distrito Federal (Conpeg). A cerimônia acontece nesta quarta-feira (3). Coimbra será presidente do Conpeg no biênio 2024-2025.
Mais cedo, o governador não esteve em um evento na Secretaria de Educação paulista com o ministro da Educação, Camilo Santana, para lançamento do programa Pé-de-Meia no estado.
No local, além de Santana, estavam presentes os pré-candidatos à Prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL) e Tabata Amaral (PSB) — que é autora do projeto de lei que deu origem ao programa. Tarcísio, por sua vez, declarou apoio ao atual prefeito da cidade, Ricardo Nunes (MDB), que é candidato à reeleição.
De acordo com o governo estadual, no horário do evento, Tarcísio esteve presente na abertura virtual da Conferência Anual de Situação do Hemisfério Ocidental, no Palácio dos Bandeirantes, e, na sequência, uma reunião com Secretário de Parcerias em Investimentos Rafael Benini.
Foi a primeira vez que um governador se ausentou do lançamento do programa. O ministro da Educação já viajou para a divulgação da iniciativa em 12 estados e no Distrito Federal.
O secretário estadual da Educação, Renato Feder, também não compareceu ao evento. O vice-governador Felicio Ramuth (PSD) confirmou que iria ao ato na véspera, porém também se ausentou. Quem representou a administração estadual foi o secretário executivo da pasta, Vinícius Neiva. Segundo Neiva, Feder não compareceu ao local “por uma urgência de última hora”.
Colegas de Câmara de Deputados, Tabata e Boulos dividiram as atenções durante a coletiva de imprensa do ministro. Ambos estiveram ao lado de Santana e demonstraram cordialidade um com o outro, mesmo sendo rivais no pleito municipal.
Durante a solenidade, somente Tabata utilizou a palavra para discursar e salientar a importância do programa Pé-de-Meia. Boulos deixou o auditório antes do evento encerrar. Após a programação, a deputada salientou a boa convivência entre os dois.
“A política é isso. Eu não concordo com todo mundo que é meu interlocutor. É meu papel como deputada federal conversar com quem o povo escolheu”, disse. “Tenho orgulho de trabalhar e ter um bom diálogo com o governo federal e com o ministro Santana, além de ter um bom diálogo com o governador Tarcísio. É isso que as pessoas esperam de mim. Às vezes você vai estar ao lado de um concorrente, ao lado de quem você não votou e está tudo bem”.
*Com informações de Stêvão Limana, da CNN, e do Estadão Conteúdo