O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, autorizou, nesta quinta-feira, 5, o começo do projeto básico para a construção da Linha 20-Rosa da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô). Esta linha, com 33 quilômetros de extensão, ligará o ABC à capital paulista.
A nova linha conectará Santo André e São Bernardo do Campo à zona oeste de São Paulo, passando por regiões como Lapa, Pinheiros, Vila Olímpia, Itaim Bibi e Moema. Espera-se que mais de 1,3 milhão de passageiros sejam atendidos diariamente.
“É um dia especial para nós”, afirmou Tarcísio. “Vamos dar mais um passo em direção à expansão do transporte metroferroviário com um objetivo traçado há anos, que é o de levar o metrô para a Região Metropolitana de São Paulo. Felizmente estamos conseguindo dar esses passos. Estamos falando de seis estações no ABC: três em São Bernardo e três em Santo André. O metrô de fato está chegando ao ABC, algo extraordinário que vem ao encontro de uma expectativa de muito tempo.”
Metrô receberá R$ 137,8 milhões em investimentos
O Consórcio MNEPI Linha 20 foi encarregado de realizar estudos detalhados que definirão os aspectos técnicos do projeto, com prazo de até 20 meses. Este trabalho servirá de base para a elaboração do cronograma e definição do modelo econômico para a Linha 20-Rosa. O investimento previsto é de R$ 137,8 milhões.
O projeto básico incluirá subsídios para definir formatos de túneis e vias, além de projetos de arquitetura, inserção urbana, comunicação visual e sistemas de telecomunicação. A conclusão da Licença Ambiental ocorreu em setembro, com audiências públicas realizadas em todos os municípios envolvidos.
A futura Linha 20 contará com 24 estações e dois pátios de manutenção e deve se conectar a oito linhas do sistema metroferroviário paulista.
Confira as estações:
- São Paulo: Santa Marina, Lapa, Vila Romana, Cerro Corá, Girassol, Teodoro Sampaio, Fradique Coutinho, Tabapuã, Jesuíno Cardoso, Hélio Pellegrino, Moema, Rubem Berta, Indianópolis, Saúde, Abraão de Morais, Cursino, Arlindo Vieira e Livieiro;
- São Bernardo do Campo: Taboão-Paulicéia, Rudge Ramos e Afonsina;
- Santo André: Príncipe de Gales, Portugal e Santo André.