sábado, fevereiro 1, 2025
InícioGeralTarcísio apresenta projeto ambicioso para o centro de São Paulo

Tarcísio apresenta projeto ambicioso para o centro de São Paulo

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou, na última semana, um ambicioso projeto de revitalização do centro da capital paulista. A proposta inclui a transferência da sede do Governo do Estado para o bairro dos Campos Elíseos, onde será construído um novo centro administrativo.

Tarcísio destacou: “O centro da capital começa a renascer com os novos investimentos que estão em curso, assim como o aumento do policiamento na região e o acolhimento a quem precisa”.

Nas redes sociais, o governador de São Paulo mostrou uma prévia do projeto para a capital:

“O centro da capital começa a renascer com os novos investimentos que estão em curso, assim como o aumento do policiamento na região e o acolhimento a quem precisa. São Paulo merece ver o resgate de sua história. Recuperar e transformar essa região é um dos maiores legados que a gente pode deixar, que virá com o novo centro administrativo”, afirma o governador Tarcísio de Freitas. 

De acordo com o governo estadual, o projeto de requalificação prevê a transformação do Parque Princesa Isabel e do seu entorno. Haverá mais áreas verdes, novos edifícios para centralizar as secretarias, fundações e autarquias estaduais, além do restauro dos edifícios históricos. 

Uma consulta pública sobre o projeto teve início na última sexta-feira, 24, e se estende até 26 de fevereiro. Durante esse período, a população pode dar sugestões e fazer indagações relacionadas à obra.

Concorrendo com escritórios de arquitetura de todo o país, o Ópera Quatro saiu vencedor do concurso para a elaboração do projeto do novo Centro Administrativo.

Veja neste vídeo como deve ficar o novo centro de São Paulo:

Iniciativas de requalificação urbana e habitação

Na área habitacional, a PPP de Requalificação da Área Central prevê a entrega de cerca de 6 mil moradias para adensar a população em áreas com infraestrutura. A CDHU lançou um chamamento para contratar 2,5 mil novas unidades habitacionais em bairros como Bom Retiro e Sé.

Marcelo Cardinale Branco, secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, ressaltou: “Estamos desenvolvendo diversas iniciativas que, somadas, buscam levar moradores para a área que já tem uma boa infraestrutura de transportes e serviços e hoje é pouco habitada”.

O projeto dos Campos Elíseos está qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo, com execução via Parceria Público-Privada por 30 anos. O leilão está previsto para este ano.

O Secretário de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, afirmou que o novo Centro Administrativo será um “motor para a requalificação do centro” que trará investimentos e infraestrutura moderna para a região. Segundo Benini, o projeto visa não apenas à eficiência na gestão pública, mas também à atração de empresas.

Reforço no policiamento e segurança

Entre as ações complementares, o governo reforçou o policiamento e criou o Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas. Desde abril de 2023, a iniciativa já realizou 47.661 atendimentos.

O reforço no policiamento incluiu a adição de 400 policiais e quatro novas Bases Comunitárias da Polícia Militar. Em parceria com a prefeitura, a Operação Delegada ampliou a presença de agentes para combater o comércio irregular, e os casos de roubos e furtos.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui