O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou, nesta sexta-feira, 9, a criação de um gabinete de crise na cidade de Vinhedo, no interior de São Paulo (SP), para o suporte das equipes mobilizadas na ocorrência do acidente com o avião bimotor da Voepass Linhas Aéreas, que aconteceu nesta tarde. Segundo a prefeitura, as 62 pessoas a bordo morreram no acidente.
Segundo o governo de SP, o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, e os comandantes das forças de segurança do Estado e da Defesa Civil estão no município para auxiliar no trabalho.
Também compõe o gabinete de crise o Ministério de Portos e Aeroportos, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Governo do Estado do Paraná e profissionais de assistência social.
O governo informou ainda que um posto de comando avançado foi montado a aproximadamente 100 metros do acidente. O combate às chamas do local da queda foi finalizado. O Instituto de Medicina Social e Criminologia do Estado de São Paulo também vai auxiliar na identificação dos corpos. O Instituto Médico Legal de Campinas está sendo preparado para recepção e identificação das vítimas.
O avião que caiu no interior de SP
Segundo a Polícia Militar (PM), houve um chamado às 13h28, indicando o local do acidente na Rua João Edueta, próximo à Rodovia Miguel Melhado de Campos. Equipes de emergência então foram enviadas ao local. Ainda não foi divulgada a lista completa dos passageiros.
A Voepass Linhas Aéreas, dona da aeronave, informou que o avião turboélice de passageiros, modelo ATR-72, saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP).
Segundo o Flightradar24, o avião realizou movimentos anormais antes da queda. Nas imagens de populares divulgadas nas redes sociais, é possível ver o momento em que a aeronave faz tais movimentos.
Segundo as autoridades, os hospitais em Vinhedo e Valinhos (SP) foram preparados para receber possíveis feridos. As equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e da Polícia Militar estão prestando socorro no local. As causas do acidente ainda são investigadas.
Leia a nota da companhia aérea Voepass, dona do avião que caiu em SP
“A VOEPASS Linhas Aéreas informa a ocorrência de um acidente envolvendo o voo 2283- avião PS – VPB, nesta terça-feira, dia 09 de agosto, na região de Vinhedo/SP. A aeronave decolou de Cascavel/PR com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo.
A VOEPASS acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo.
A Companhia está prestando, pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h, informações a todos os seus passageiros, familiares e colaboradores.“
Veja nota do aeroporto de Cascavel
“A gestão do Aeroporto Regional de Cascavel informa que aguarda informações da companhia aérea Passaredo que, no momento, é o único órgão que detém informações oficiais.
Uma operação padrão de emergência regida pela equipe do Aeroporto está em curso para entrar em contato com as famílias de possíveis vítimas.
A aeronave que saiu do Aeroporto Regional de Cascavel com destino a Guarulhos, caiu cidade de Vinhedo, São Paulo, na tarde desta sexta-feira (9).“