sábado, novembro 23, 2024
InícioCiência e tecnologiaSXSW 2024: Qual é o futuro da tecnologia? Novo relatório aponta tendências

SXSW 2024: Qual é o futuro da tecnologia? Novo relatório aponta tendências

Neste sábado (09), a futurista norte-americana Amy Webb lançou, no SXSW, um novo relatório de tendências e tecnologia.

O South by Southwest, mais conhecido como SXSW, acontece anualmente em março, em Austin, nos Estados Unidos e é considerado um dos maiores eventos de tecnologia, música, inovações e cultura do mundo, trazendo ainda, atrações de diferentes países.

A 17ª edição do Tech Trends Report, do Future Today Institute, traz quase 900 tendências em tecnologia que reinarão em 2024. Confira algumas abaixo:

Inteligência Artificial

A IA é uma tecnologia transformadora e de uso geral com o potencial para influenciar economias inteiras e alterar sociedade. Da IA multimodal aos agentes de autoaperfeiçoamento e wearables com assistentes de bordo, o ecossistema está mudando rapidamente.

Embora os avanços da IA ​​prometam remodelar o nosso mundo, as tendências emergentes destacam riscos sem precedentes, sublinhando a necessidade de preparação, governança e alinhamento.

Mobilidade, robôs e drones

Outra tendência no ramo de tecnologia são os robôs e drones. Os consumidores estão se adaptando aos veículos elétricos e semiautônomos e aos que coletam cada vez mais dados.

Ao mesmo tempo em que a tecnologia das baterias está aumentando, permitindo que veículos, robôs e drones tenham um desempenho mais longo, a ascensão destas máquinas sugere um futuro onde elas complementam e até mesmo substituem tarefas humanas.

Notícia e Informação

A IA também está presente na busca e descoberta de informações e um exemplo que utiliza essa tecnologia é o ChatGPT, da OpenAI. Essa e outras tecnologias estão moldando o futuro da criação, distribuição e monetização de conteúdo.

Cuidados de Saúde e Medicina

Outro assunto que também entrará em pauta é a barreira entre o digital e o biológico, que está desaparecendo aos poucos. A fusão entre os dois mundos permite uma nova gama de tratamentos, como por exemplo, células dentro do nosso corpo que podem produzir medicamentos em resposta a estímulos externos.

Nova era da exploração espacial

Esta nova era envolve uma constelação mais ampla de nações menores e empresas privadas, todas possibilitadas pela diminuição custo de acesso ao espaço. Com custos de lançamento reduzidos, a gravidade zero poderia desbloquear descobertas científicas anteriormente impossíveis. Mas a questão sobre o sonho de uma humanidade multiplanetária levanta o debate sobre se isso realmente é uma prioridade.

Esportes

A tecnologia também está aprimorando as capacidades de treinadores, atletas e torcedores. Equipes e ligas já veem progresso no treinamento, desempenho, análise e reabilitação graças a ferramentas como realidade mista e inteligência artificial.

Além dessas ferramentas, ofertas de estádios mais inteligentes também já estão sendo pensadas para aprimorar a qualidade dos jogos e a experiência para o espectador.

Além das tendências citadas, outras também se destacam no SXSW deste ano. É o caso de energia e clima, computação, serviços financeiros, entre outros.

O relatório também destaca as incertezas dessas tendências. De forma geral, elas representam o que não podemos saber e identificar. Por outro lado, elas ajudam a reduzir o risco de pontos cegos no caminho. Em destaque, o relatório de Amy Webb deu enfoque para cinco principais incertezas que moldarão 2024. Confira quais são:

  • Com que rapidez a IA revoluciona negócios, e de que maneiras?
  • Quais desafios globais a bioengenharia será capaz de abordar?
  • Como os países e empresas se comprometerão com a descarbonização?
  • Como será que os humanos vão priorizar seus ambientes de trabalho no futuro e como serão esses locais?
  • Qual é o futuro da indústria global de fabricação de chips?

Nesta sexta-feira (08), o destaque do SXSW foi a presença de Meghan Markle em palestra especial do Dia Internacional da Mulher. Em sua fala, a Duquesa de Sussex reforçou a importância da representatividade na mídia e disse que é privilegiada por ter um marido participativo na criação dos filhos.

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui